• Carregando...
Sindicato tenta impedir volta às aulas presenciais até que servidores recebam 2ª dose da vacina
Apesar de afirmar que volta às aulas presenciais representa risco à vida, Apeoesp tem feito manifestações presenciais no estado de São Paulo| Foto: Reprodução Twitter

Na contramão dos movimentos de retomada presencial das atividades escolares em vários países, o sindicato dos professores da rede paulista de ensino (Apeoesp), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), lançou uma campanha para impedir as aulas presenciais no estado de São Paulo até que todos os profissionais de educação da rede estadual tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O Apoesp divulgou, no dia 30 de julho, uma pesquisa encomendada pelo próprio sindicato, que conclui que a maioria dos professores (56,2%) desaprova o retorno presencial. Entre os pais, esse número é de 51,5%. Já entre os alunos, a maioria (52%) é favorável à volta às aulas presenciais. Em uma publicação em seu site, o sindicato orienta seus representantes a “ampliarem o debate com a comunidades, trabalhando os resultados da pesquisa na mídia e na sociedade e promovendo a mais ampla circulação possível dos carros se som”.

Para enfraquecer o movimento de retomada, os representantes do Apeoesp têm buscado convencer os pais dos alunos a não enviarem seus filhos para as escolas sob a alegação de que a presencialidade não é obrigatória. O sindicato afirma que também acionará a Justiça contra a retomada presencial.

No estado de São Paulo, as aulas presenciais retornaram no dia 2 de agosto. Em coletiva de imprensa realizada no dia 4 de agosto, o secretário estadual de educação do estado, Rossieli Soares, afirmou que 96% dos profissionais da rede estadual já haviam recebido ao menos uma dose da imunização contra a Covid-19, enquanto 44% dos servidores estavam com o calendário vacinal completo, com imunização de dose única ou duas doses.

 Contrária ao retorno presencial nas escolas, presidente do Apeoesp, filiada ao PT, tem comparecido a eventos com dezenas de pessoas (Reprodução Facebook)
Contrária ao retorno presencial nas escolas, presidente do Apeoesp, filiada ao PT, tem comparecido a eventos com dezenas de pessoas (Reprodução Facebook)

De acordo com o Apeoesp, evitar encontros presenciais até que todos os profissionais de educação sejam imunizados com a segunda dose significa tem relação com a preservação da vida. O sindicato, no entanto, tem promovido manifestações presenciais. A presidente do Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha – que é deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) –, também tem comparecido seguidamente a uma série de eventos presenciais com dezenas de pessoas na companhia de lideranças e militantes do PT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]