• Carregando...

Os sindicatos dos Vigilantes e dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana apresentaram, na manhã desta quarta-feira (8), aos vereadores de Curitiba, um projeto de lei que propõe mudanças nas agências bancárias com a finalidade de evitar o tipo de crime conhecido como "saidinha de banco" (assaltos feitos logo após o cliente sair da agência).

Entre as principais propostas exigidas pelas entidades, estão a transferência das portas giratórias com detector de metais para a fachada dos bancos, obrigando que os usuários dos caixas eletrônicos também passem pela detecção de metal; monitoramento por câmeras em tempo real e em alta resolução; divisórias entre os caixas eletrônicos; vidros blindados nas agências e a obrigatoriedade do uso escudo pelos vigilantes bancários.

Para o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana, João Soares, as modificações não podem ser evitadas pelas agências. "O lucro dos bancos é muito alto e eles investem pouco em segurança. Eles não estão preocupados, porque quem perde a vida é o usuário", argumenta.Embora não apostem que o projeto seja votado em plenário ainda este ano, os sindicatos acreditam que, se os trâmites nas comissões forem feitos ainda nesta legislatura, a votação deverá ocorrer rapidamente, no início de 2011.

A estimativa do órgão é que ocorram de dez a 12 "saidinhas de banco" por dia em Curitiba e Região Metropolitana.

As propostas fazem parte de um projeto nacional de combate a essa modalidade de crime, que foi lançado pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contrat-CUT) no dia 19 de novembro, em Belo Horizonte.

Outros projetos

Durante este ano, a Câmara de Vereadores de Curitiba já aprovou duas propostas polêmicas com relação à segurança em agências bancárias. A norma que proíbe o uso de celulares dentro da agência entrou em vigor no dia 15 de setembro. No início do mês de novembro, o projeto que obriga as agências bancárias da cidade a instalar leitores de impressão digital junto as portas giratórias também passou por votação na Casa. O projeto ainda não foi sancionado pelo prefeito Luciano Ducci.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]