O sistema de informática do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que estava indisponível desde a sexta-feira (27), está normalizado desde as 8 horas desta quinta-feira (5) para os serviços de abertura de processo de primeira habilitação, alteração de dados do condutor, registro de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), registro de processos de outros estados e registro de estrangeiros.
Entretanto, segundo a assessoria de imprensa do Detran-PR, apesar do restabelecimento do sistema, os serviços de emissão de CNH e entrega de CNH notificada (em casos de cumprimento de suspensão) ainda estão temporariamente suspensos, para a atualização de dados do sistema. O órgão não deu uma previsão para o retorno desses serviços.
Desde a sexta-feira o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realizava a transposição de dados da antiga Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco) para a nova base (BCA). A previsão inicial era que a implantação fosse concluída e os serviços retomados na segunda-feira (2), porém o órgão informou que "imprevistos técnicos impossibilitaram a conclusão do trabalho sendo necessário mais tempo para a execução do processamento de dados". Com a nova base, todos os Detrans e o Denatran terão acesso a todas as informações referentes aos condutores do país.
Às 14 horas de quarta-feira (4) o sistema de informática do Detran-PR voltou a funcionar em todo o Paraná. Como nesse horário o órgão já havia encerrado o atendimento, o público externo atendido pelo órgão não pôde desfrutar dos serviços no mesmo dia.
- Processos de primeira habilitação voltarão a ser abertos na quinta-feira
- Emissão de CNH é retomada em todo o País
- Alteração em sistema de informática faz alguns motoristas perderem viagem
- Clínicas credenciadas começam a fazer exames médicos do Detran na segunda
- Detrans do país suspendem emissões de CNHs até segunda-feira



