• Carregando...
Vendaval atingiu o município de Canela e deixou estragos: ventos chegaram a 124 Km/h | Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Vendaval atingiu o município de Canela e deixou estragos: ventos chegaram a 124 Km/h| Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado nesta quinta-feira (22) aponta que os ventos de 124 km/h que atingiram a cidade de Canela na noite desta quarta-feira (21) danificaram ao menos 407 imóveis e destruíram outras 81 casas. Há relatos de que árvores no Parque das Sequóias foram derrubadas como se tivessem sido "cortadas por motosserra". Mais de 250 árvores de grande porte foram arrancadas no município.

Segundo o órgão, 180 pessoas estão desalojadas e 11 estão desabrigadas. Outros 11 moradores tiveram ferimentos sem gravidade após a passagem do vendaval com características de tornado, que durou cerca de 40 segundos. Esse é o quinto vendaval a atingir a Serra Gaúcha desde 2003. Meteorologistas afirmam que os ventos podem ter chegado a 200 km por hora.

O vendaval atingiu sete bairros do município de Canela: São José Quinta da Serra, Santa Terezinha, Vila Maggi, Vila do Cedro, Santa Marta e Leodoro de Azevedo. Em Gramado, o mau tempo derrubou árvores e destelhou casas. Apesar disso, a Defesa Civil Estadual não registrou graves ocorrências na cidade. Os estragos nos dois municípios ainda estão sendo contabilizados.

Segundo classificação da Defesa Civil, desabrigados são pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos, e desalojados aquelas que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.

Energia

Cerca de 3 mil residências tiveram o abastecimento de energia interrompido em Canela, enquanto que em Bento Gonçalves, 4,7 mil clientes ficaram sem luz. O defeito em uma linha de transmissão atingiu também zonas urbanas e rurais de outros dez municípios da região da Serra Gaúcha.

Até às 18 horas desta quinta-feira , 22 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) estavam sem energia elétrica em Canela. Não ha previsão para o restabelecimento do serviço. No início da tarde, a energia para 130 consumidores afetados pelo mau tempo em Gramado já havia sido normalizada, segundo informou a concessionária.

A Defesa Civil Estadual informou que um comitê de gerenciamento de crise foi formado para prestar atendimento às vítimas. O grupo é composto por integrantes da Defesa Civil, do Executivo Municipal e do Corpo de Bombeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]