
O dia ensolarado favoreceu para manter as praias do litoral paranaense movimentadas durante a Sexta-Feira Santa (10). Até o início da noite do feriado, 12 mil e 500 veículos haviam passado pela praça de cobrança de pedágio da Ecovia na BR-277. Outros 14 mil passaram pelo local na quinta-feira (9).
"Decidi descer a Serra para aproveitar um pouco de tranquilidade, já que tenho residência em Matinhos. É um momento de caminhar e curtir com a família, e esquecer dos problemas cotidianos", conta o administrador Davi Moskou, 47 anos, morador de Curitiba.
Diversos turistas paraguaios também compareceram. "Como lá o feriado começou na quinta-feira, aproveitamos e descemos na noite de quarta. Enfrentamos 13 horas de viagem e viemos em três carros, mas está valendo", conta Cíntia Araújo, 30 anos, que trabalha na administração de uma empresa de autopeças em Cidade de Leste.
Decorrente das tradições do feriado cristão foi grande a procura por peixes no Mercado de Pescados de Matinhos. "Mais de mil pessoas passaram por aqui pela manhã. As vendas foram tão boas que muitos dos colegas que trabalham no mercado foram embora, por ter acabado seus estoques de peixes. Na minha banca restou apenas camarão", comemora Magda Garbuio, 26 anos, proprietária de um quiosque no local.
No centro de Matinhos e Guaratuba, ocorreram congestionamentos durante a tarde. No ferryboat que liga as duas cidades, houve fluxo médio de 360 carros por hora nos dois sentidos, conforme informação de funcionários da operadora de balsas que realiza a travessia.
A Ecovia prevê que 80 mil veículos passem pela praça de pedágio entre quinta-feira e domingo, para ir e retornar do Litoral. Neste sábado (11), o fluxo esperado no sentido das praias é de no máximo 600 veículos. Arrombamentos
De acordo com a Polícia Militar e Civil, foram registradas sete ocorrências por arrombamento em balneários de Matinhos. Seis delas ocorreram em Riviera e uma em Praia Grande. Foram furtados bens como eletrodomésticos e móveis. De acordo com a PM, não houve registros de incidentes em Guaratuba e Pontal do Paraná até a tarde desta sexta-feira (10).
Previsão de ressaca e maré agitada no litoral paranaense
O Corpo de Bombeiros do litoral do Paraná está em alerta para ressacas durante o final de semana da Páscoa. As ondas podem passar de 1 a 3 metros de altura. No balneário Flamingo e na Praia Grande, em Matinhos, houve pontos em que as ondas avançaram as barreiras de pedras, tomando conta das calçadas. Algumas casas também foram alagadas na Prainha, divisa territorial com Guaratuba.
Pescadores recolheram seus barcos para evitar perdas. "Na madrugada de quinta-feira para sexta, a maré já subiu e ficou agitada. Recebemos um comunicado da Marinha para evitar ir com os barcos ao mar. Recolhemos as redes que estavam até duas milhas de distância, mas tivemos que deixar aquelas que estavam até 14", conta o pescador João da Silva Tanaka, 33 anos.
Apesar da situação, o sargento do Corpo de Bombeiros de Matinhos Cícero Machado diz que não há motivos para pânico. "Estamos trabalhando com o contingente reforçado por outros batalhões. Até o momento não houve grandes incidentes. Apenas a maré cheia", afirma.
Estimativas do Instituto Tecnológico Simepar confirmam o risco. A passagem de um ciclone extratropical pela costa de Argentina e Uruguai resultou em uma série de ondas que avançaram até a costa sul do Brasil.



