Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Donativos

Suspeitos dizem que mudaram rota de doações no RJ para tomar banho

Eles alegaram ainda que estavam recolhendo alimentos de vizinhos. Dupla pode responder por corrupção de menor e furto qualificado

Os dois irmãos presos em flagrante na noite de segunda-feira (17), suspeitos de desviarem um caminhão com doações para as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, alegaram, nesta terça-feira (18), que antes de subir a Serra decidiram passar em casa para tomar banho. A dupla pode responder por corrupção de menor e furto qualificado, segundo a polícia. Eles estão presos na 35ª DP (Campo Grande), que investiga o caso.

"O Viva Rio deu ordem para que o caminhão fosse para Friburgo ou Teresópolis. Depois de isso, decidimos antes de subir a serra, passar em casa para tomar banho", disse um dos suspeitos em depoimento à polícia. Ele disse ainda que os vizinhos teriam sido avisados que a dupla estaria recolhendo alimentos e rapidamente teriam feito um mutirão. "Fui tomar banho, enquanto isso, avisamos aos vizinhos que levaram suas doações que eram postas dentro do caminhão", disse ele.

Segundo o delegado Luiz Cláudio Cruz, da 35ª DP (Campo Grande), os vizinhos serão chamados para prestar esclarecimentos.

O caminhão foi encontrado por volta das 20h, na Estrada do Magarça, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, o veículo foi oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para transportar os donativos arrecadados pela Polícia Militar, em parceria com a ONG Viva Rio.

Ainda segundo ele, todos os caminhões usados para o transporte dos donativos são fiscalizados e monitorados pela Polícia Militar e, em alguns casos, os veículos são escoltados. A PM informou que um adolescente, que também estava no veículo, foi detido.

Uerj pretende demitir motorista

O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, afirmou ao G1 que o motorista, funcionário concursado da universidade há 10 anos, será demitido. "A lei me obriga a instaurar um inquérito, o que já foi feito, e ele provavelmente será demitido, o que é lamentável. É um funcionário nosso com uma história limpa e que cometeu esse ato leviano e inadmissível", disse ele. Em seguida, concluiu: "Assinarei a demissão dele com muito pesar porque é um ato de desumanidade. Envergonha a universidade, o serviço público e o ser humano".

De acordo com o reitor, a universidade continuará recolhendo e transportando donativos. "Nossa universidade tem tradição em sempre apoiar e ser solidária em situações de crise no Rio, e uma pessoa dessa, desqualificada, comente um ato dessa natureza. A universidade não terá complacência, esse rapaz é um irresponsável", disse.

Ainda segundo a PM, dois policiais à paisana passavam pela região, quando desconfiaram do caminhão. Durante abordagem, o motorista afirmou aos policiais que tinha ordens de pegar as doações no 6º BPM (Tijuca) e depois levá-las para o 12º BPM (Niterói), que é a central de arrecadação. No entanto, ele não soube explicar por que estava em Campo Grande.Ação conjunta

Em parceria com a ONG Viva Rio, a Polícia Militar realiza uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas que atingira a Região Serrana na semana passada. O coronel Lima Castro contou que a corporação faz um levantamento com a Viva Rio antes de enviar os donativos. Os caminhões são oferecidos por voluntários para fazer o transporte.

De acordo com ele, mais de 70 caminhões carregados de doações já foram enviados para a Região Serrana. Ele pede para que a população continue ajudando a polícia a arrecadar os mantimentos para as famílias de desabrigados. Ele afirmou que todos os veículos são monitorados. Se o caminhão não chegar ao seu destino, segundo ele, a PM ficará logo sabendo.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.