• Carregando...
Previsão do novo centro de convenções do Barigui: parque também ganhará novas pistas e uma passarela subterrânea | Divulgação
Previsão do novo centro de convenções do Barigui: parque também ganhará novas pistas e uma passarela subterrânea| Foto: Divulgação

O parque mais antigo e frequentado de Curitiba, o Barigui, será revitalizado. O consórcio Positivo/J. Malucelli – vencedor da licitação de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui –, vai derrubar o antigo centro de convenções, construído em 1975, e construir um novo no lugar. O consórcio também deverá construir uma galeria que vai integrar os dois lados do parque por baixo da Rua Cândido Hartmann, além de uma nova pista de corrida.

Segundo Joel Malucelli, do grupo J. Malucelli, serão investidos R$ 26,4 milhões no novo centro e nas obras complementares, que incluem melhorias na sinalização, no estacionamento e na ciclovia, além de uma rotatória viária na Rua Cândido Hartmann. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho de 2012.

"É um parque que tem uma diversidade grande de utilidades. E o pavilhão demonstrava um desgaste. O novo terá uma areá menor que o atual, mas a forma como ele foi projetado permite uma utilização muito maior", diz Manoel Coelho, arquiteto responsável pelo novo centro de convenções. O espaço será modulável para atender diversos tipos de evento. "O pavilhão terá um vão livre de 5 mil metros quadrados. É um campo de futebol sem nenhum pilar, isso dá flexibilidade. Terá um pé direito de 10 metros e paredes divisórias movediças."

A integração com o parque será feita através de paredes de vidro. "Não existe nada igual em outros lugares. Normalmente, os centros de exposições são todos fechados. Aqui, quem estiver dentro vai olhar o parque. E quem está no parque vai ver o evento."

A água da chuva será reaproveitada e o espaço terá um sistema de ventilação natural. O aproveitamento da iluminação natural também vai garantir um menor consumo de energia. Paredes externas terão pontos de vegetação vertical e todo o entorno terá um novo paisagismo, respeitando as características do parque.

Outras obras

A galeria que passará por baixo da Cândido Hartmann vai facilitar a corrida dos 120 mil usuários semanais do parque Barigui, que não pre­­cisarão mais atravessar a rua. Será construída uma galeria subterrânea, com 30 metros de largura por 35 de extensão. A passagem terá iluminação, uma cascata em uma das paredes e um paredão de pedras do outro lado. As laterais se­­rão inclinadas, em forma de talude, privilegiando a iluminação natural e a ventilação permanente.

A prefeitura será responsável pelo desassoreamento do lago, por prolongar o canal existente e implantar comportas mecânicas para o controle do volume de água. A licitação para essas etapas deverá ocorrer em seis meses. O contrato de concessão por 25 anos do centro de eventos foi assinado ontem pelo prefeito Luciano Ducci e por representantes do consórcio vencedor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]