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Aos domingos, a tarifa das linhas urbanas de Curitiba também ficará mais cara: R$ 2,50. Antes o valor era de R$ 1,50. | Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo
Aos domingos, a tarifa das linhas urbanas de Curitiba também ficará mais cara: R$ 2,50. Antes o valor era de R$ 1,50.| Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo

Andar de ônibus em Curitiba está 40 centavos mais caro a partir desta segunda-feira (1.º). O reajuste de tarifa, anunciado pela Urbs na última semana, eleva para R$ 3,70 o valor da passagem na capital. Na região metropolitana, a Comec também aumentou o preço da passagem – que varia de R$ 3,70 até R$ 5,70, nas linhas metropolitanas não integradas. O problema é que, apesar de o cidadão já pagar mais pelo serviço, isso não significa calmaria no sistema. O impasse do setor tem relação com o atraso do pagamento de trabalhadores por falta de dinheiro no caixa das empresas – e essa conta ainda não está equacionada.

R$ 2,50

é o novo valor da tarifa domingueira para os ônibus urbanos de Curitiba e das linhas metropolitanas integradas.

Isso quer dizer que um novo aumento da passagem não está descartado, porque o reajuste salarial dos trabalhadores ainda não foi definido, embora uma proposta inicial de reposição da inflação já tenha sido rejeitada. Esse porcentual é central para calcular o custo total do sistema, que vai definir a tarifa técnica.

Ainda, a aparente arrecadação extra de 43 centavos – diferença entre os R$ 3,70 pagos pelo usuário e os R$ 3,27 repassados para as empresas – pode minguar. A Urbs já admitiu que o dinheiro, que vai para o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), será usado para garantir o caixa do pagamento retroativo ao aumento salarial dos motoristas e cobradores. O extra pode ser ainda menor, porque há tendência de queda na quantidade de passageiros transportados. Isso impacta a conta diretamente, já que a remuneração das empresas é o custo total dividido pela quantidade de passageiros pagantes.

O sindicato que representa as empresas do sistema, o Setransp, afirma que a projeção de passageiros é crucial. “Atualmente, a diferença entre o total de passageiros projetado e o realizado é de 1 milhão a menos por mês. Isto é, são R$ 3 milhões por mês que deixam de ser arrecadados, embora o custo de operação se mantivesse o mesmo”, afirma em nota.

O Setransp ainda diz que espera a definição da tarifa técnica para saber se ela cobre a programação de serviço que é repassada pela Urbs às empresas, e engloba a quilometragem percorrida, quantidade de carros nas ruas e de funcionários envolvidos na operação. Em 2015, as empresas sinalizaram que precisariam receber quase R$ 4 por passageiro transportado para manter a operação viável. O valor continua sendo superior ao cobrado do usuário, o que indica que haveria necessidade de uma complementação, via subsídio municipal ou novo reajuste. Essa definição sai até 26 de fevereiro – e até lá o passageiro vai continuar pagando R$ 3,70 e torcendo para que a tarifa não suba de novo.

Degrau tarifário na RMC

Os usuários da Rede Integrada de Transporte Metropolitana (RIT/M) têm uma nova expressão para acrescentar ao vocabulário do transporte: degrau tarifário. A partir de hoje, passa a valer um reajuste escalonado nas tarifas de quem vem da região metropolitana para Curitiba. A escala foi definida de acordo com a distância da cidade até a capital: serão quatro degraus, que deixam a passagem custando R$ 3,70 (Campo Magro, Campo Largo, Araucária e Pinhais), R$ 3,80 (São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Colombo), R$ 3,90 (Piraquara e Fazenda Rio Grande) e R$ 4,70 (Bocaiuva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul). O aumento só vale quando esses passageiros embarcam na RMC. Quando eles voltarem para casa e entrarem em um ônibus urbano, para então faze r a integração com outra linha metropolitana, vão pagar só os R$ 3,70.

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