• Carregando...

A idéia de "concertação", com a qual o governo Lula tenta atrair setores da oposição antes mesmo do resultado das urnas, ganhou um novo simpatizante: o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL).

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) visitou o sucessor de Geraldo Alckmin na segunda.

Depois de ouvir o petista, Lembo disse: "Não sei o que é ‘concertação’ porque, como conservador republicano, chamo de conciliação". Mas afirmou que, em linhas gerais, concorda com a proposta de uma agenda comum entre oposição e governo.

Embora continue a declarar que não disputará mais eleições, Lembo admitiu a possibilidade de se envolver na negociação política depois de deixar o comando do estado.

***

Pé no chão – O comando da campanha de Alckmin desistiu dos comícios. Problemas entre aliados nos estados e de logística motivaram o PSDB a fazer, a partir de agora, só carreatas e caminhadas.

Carona – José Jorge quer ser sempre informado da agenda de José Roberto Arruda. O vice de Alckmin tentará acompanhar o candidato pefelista ao governo do DF, que é líder nas pesquisas, a fim de pedir votos para o tucano.

Arquivo X – A declaração de Lula de que só "fatores extraterrestres" o farão descumprir promessas virou piada em Brasília. Aliados localizam a inspiração em sua recente visita a Varginha (MG), famosa pela lenda do "ET".

Para garantir – Apesar da larga vantagem de Lula nas pesquisas, o PT decidiu promover um curso a distância para fiscalização de urnas no dia 1.º de outubro. Dirigentes regionais da sigla estão recebendo as aulas via internet.

Como está? – A dianteira de Lula varreu o pessimismo do PT. A sigla vê chance de eleger 80 deputados, mesma bancada de hoje. A queda esperada em SP, MG, RJ e RS seria compensada no Nordeste.

Quase parando – As MPs editadas por Lula que concedem aumentos aos servidores federais estão esquecidas na Câmara. A que dá reajuste a funcionários do IBGE, Fiocruz, Inpa, Inmetro e BC expira na semana que vem.

Na cola – O Ministério Público Eleitoral deve entrar com representação contra o candidato ao governo de Alagoas Teotônio Vilela Filho. Segundo denúncia, o tucano estaria usando telefones celulares do Senado na campanha.

Indevido – A Transparência Brasil irá à Justiça Eleitoral contra o PFL pernambucano, que está utilizando sem autorização uma campanha anti-sanguessuga da ONG para atacar Humberto Costa (PT).

Inédita – Apesar do registro no TRE-PE, o candidato ao governo Humberto Costa (PT) não divulgou o resultado de pesquisa do instituto Datamétrica com 1.800 entrevistas feitas entre 23 e 24 de agosto.

Outro lado – O Ibope esclarece que suas amostras obedecem a critérios probabilísticos. O instituto não vê fundamento na queixa do PFL-SC pelo fato de a cidade de Lages, do ex-prefeito e candidato ao Senado Raimundo Colombo, não estar entre os visitados em pesquisa recente.

Deixa quieto – Fernando Gabeira (PV-RJ), que acusou o PSB de aparelhar o Ministério da Ciência e Tecnologia, decidiu ignorar a interpelação judicial feita pelo partido.

Sushi – Nas escutas telefônicas da Operação Vampiro, chamou a atenção da PF a freqüência com que lobistas e outros envolvidos marcavam encontros em restaurantes japoneses, sempre em dois hotéis badalados de Brasília.

Ecléticos – O alvo principal eram compras da pasta da Saúde, mas escutas da Operação Vampiros registraram especial interesse de lobistas por concessões de rádio.

TIROTEIO

* Do presidente do PSDB paulista, Sidney Beraldo, sobre a declaração do candidato do PT ao governo, Aloízio Mercadante, segundo a qual sua campanha ao Senado em 2002 "saiu de graça".

– Mercadante poderia ter poupado os companheiros de serem chamados de quadrilha, ensinando a eles como se faz campanha a custo zero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]