• Carregando...

O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Exploração Sexual e Maus Tratos (Nucria) realiza nos próximos dias 20 e 27 de janeiro, às 17 horas, respectivamente em Caiobá e Shangrilá, litoral paranaense, mais uma edição de uma peça teatral que orienta crianças e adultos sobre como agir em caso de ser vítima ou saber sobre ocorrência de abuso sexual. A peça é encenada na praia gratuitamente.

Nesta sexta-feira dezenas de pessoas pararam para assistir à apresentação em Guaratuba. A peça é para educar e ao mesmo tempo orientar na prevenção de crimes contra crianças e jovens. Segundo dados do Nucria só no ano passado, apenas em Curitiba, houve 700 notificações. De acordo com o órgão dependendo da receptividade do público, a peça será levada a outros locais de concentração de pessoas para que a prevenção seja maior. "A cada caso que a gente fica sabendo, 20 ocorrem sem que a polícia seja comunicada e, com o teatro e com a informação, as pessoas vão se conscientizar mais da importância em procurar a polícia. Assim, vamos conseguir responsabilizar quem pratica crime contra criança e adolescente", afirmou a delegada titular do núcleo Ana Cláudia Machado.

Durante a encenação os atores dão dicas simples às pessoas como não aceitar caronas e até como a criança deve agir caso seja molestada sexualmente. "Na delegacia, já tivemos vários casos de abuso sexual em que a pessoa ofereceu brinquedos. A criança foi levada até um local ermo e o crime foi praticado", explica a delegada.

Numa das cenas da peça, uma criança fica sem saber o que fazer para se livrar do abuso sexual dentro da própria casa. Com medo, a menina tem receio de ser desacreditada. A orientação é para que a criança ou jovem procure um de seus professores. "Os professores são capacitados também para ajudar numa situação como esta e, assim, que recebem uma informação dessas, levam a criança até uma rede de apoio e ela passa a ser protegida", frisa Ana Claudia.

Saiba mais notícias sobre o litoral

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]