Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Tempo de tolerância em estacionamentos de shoppings pode aumentar

Projeto de lei quer expandir tempo sem pagamento de 15 para 20 minutos. Iniciativa busca atrair clientes e desafogar trânsito na área central

Pode ficar mais fácil "dar um pulo" em shopping centers e hipermercados para fazer compras. Isso porque um projeto de lei do vereador Valdemir Soares (PRB) que visa aumentar o tempo máximo de permanência em estacionamentos sem cobrar por isso foi aprovado nesta quarta-feira (28) na Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com isso, a iniciativa já pode ir a plenário. "Esperamos que a iniciativa seja incluída na pauta já na primeira quinzena de setembro", adianta o parlamentar.

Segundo ele, a ideia é que, com melhores condições de compra, a frequência de clientes nesses estabelecimentos aumente. "Com mais tempo para usar a vaga sem pagar, é natural que as pessoas se desloquem a locais como shoppings e hipermercados. Dessa maneira, até o fluxo do trânsito na área central diminuiria, já que grandes estruturas estão afastadas do Centro", argumenta Soares, que diz que se baseou em uma pesquisa mercadológica para fundamentar o projeto.

O vereador se diz otimista em relação à aprovação da iniciativa, já que não ouviu objeções por parte de seus colegas de Casa. No entanto, ele admite que empresários podem ter problemas com a proposta. "Claro que os administradores vão pensar primeiro no bolso. Mas, com o tempo, espero que percebam que eles também podem se beneficiar com o projeto", explica.

Outros projetos

Além dessa, outras iniciativas receberam pareceres favoráveis da Comissão de Urbanismo e aguardam para ir a plenário. Uma delas é do vereador Hélio Wirbiski (PPS), que busca fazer com que casas de show, bares, centros de eventos e casas noturnas divulguem internamente vídeos com orientações em relação a procedimentos de segurança em caso de incêndio. Outro projeto, do vereador Tito Zeglin (PDT), permite que livrarias exponham livros em estantes e mesas nas ruas para incentivar a leitura na capital.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.