• Carregando...
Em Matinhos, movimento nas lojas foi intenso no feriado | Walter Alves/Gazeta do Povo
Em Matinhos, movimento nas lojas foi intenso no feriado| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Os comerciantes do Litoral do estado estão animados com as vendas deste ano. Segundo eles, esta temporada mais curta, em função da data do Carnaval mais próxima do que no ano passado, atrai maior número de turistas às praias paranaenses. E a previsão é otimista: neste ano, os lucros podem ser até 30% superiores ao ano anterior, quando a temporada foi um pouco mais longa.

Armando Peres, gerente de um supermercado no litoral, conta que o movimento começou a crescer a partir da última sexta-feira. "Nossa expectativa é de um aumento de 20% no movimento", diz. Peres explica que, em uma temporada mais longa, com intervalo maior até o carnaval, o lucro não é tão expressivo. "Quem vem para o final de ano não volta para o carnaval. Mas na temporada curta, as pessoas acabam emendando o feriado com as férias na praia", diz.

Como é frequente durante o período, alguns lojistas optam por estender o horário de funcionamento, contando com maior fluxo de turistas diariamente. Tarcisio Mendes, proprietário de uma loja em Matinhos há três anos, é um exemplo. Para aumentar a renda, ele abriu o estabelecimento no feriado de ontem das 7h30 às 23 horas.

Em Matinhos, outro fator de influência no faturamento dos lojistas é o potencial turístico. Segundo os lojistas, a promoção de shows e outros eventos durante a temporada atrai consumidores. O comerciante João da Costa, que está há duas semanas com uma barraca de artesanato no centro de Matinhos, defende a necessidade de investimento público no setor turístico. "Aqui, não temos shows como em Guaratuba, que ajudam os comerciantes" diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]