• Carregando...

As fortes chuvas registradas na noite deste domingo (12) em algumas áreas do Paraná causaram estragos em Curitiba. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, entre as 21 horas deste domingo (12) e 1 hora desta segunda-feira (13) choveu 85 milímetros na capital, o equivalente a metade da precipitação média de janeiro.

Em Curitiba, as regiões mais atingidas foram as do Bairro Novo, Cajuru, e Boa Vista. Nestes locais, com o acúmulo de água nos rios Atuba, Canal Belém e Ribeirão dos Padilhas, houve retorno de água pelo banheiro de algumas residências, que acionaram a Defesa Civil da capital por causa de alagamentos internos. No entanto, segundo o órgão, os alagamentos foram passageiros, e a situação foi normalizada algumas horas depois.

No bairro Cachoeira, uma das paredes da cozinha de uma residência mista, feita de madeira e material, cedeu. Um engenheiro da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) foi chamado para avaliar a ocorrência. Não foi preciso interditar o lugar, nem retirar os moradores da casa.

Já no bairro Alto da XV, a Defesa Civil precisou interditar uma construção ao lado da residência de um casal de idosos. Por causa de problemas nas obras, houve forte infiltração na casa. A obra foi interditada imediatamente, mas também não foi necessário retirar os idosos da residência.

Não houve registros de desabrigados e desalojados em Curitiba por causa das chuvas.

Paraná

A Defesa Civil do estado não divulgou as informações de estragos causados pelas chuvas especificamente deste domingo. O balanço do órgão, divulgado às 10 horas, diz respeito ao período entre 10 e 12 de janeiro.

Nestes dias, o número de pessoas afetadas pelas chuvas chegou a 926. Contudo, no levantamento não registro dos estragos em Curitiba. A maior parte das pessoas que tiveram algum tipo de problema por causa do mau tempo - 450 pessoas - são do município de Castro, onde os alagamentos deixaram 150 residências danificadas.

Em Guarapuava, 420 pessoas foram afetadas. Na cidade, 30 pessoas estão desalojadas e outras seis tiveram de deixar suas residências para ficar em casa de parentes ou amigos por causa dos alagamentos, que atingiram 105 casas.

Na região metropolitana de Curitiba, até as 10 horas, havia registro de estragos em Pinhais e São José dos Pinhais. Nesta última, 56 moradores sofreram com alagamentos, que causaram danos em 15 residências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]