• Carregando...

Mês é o mais chuvoso

Mesmo sem ter terminado, este mês de julho é o mais chuvoso em Curitiba e região desde o início da série histórica do Instituto Tecnológico Simepar, que acompanha o volume de águas desde 1997. Até segunda-feira (27), foram registrados 167,1 milímetros de chuva. O julho mais chuvoso até então era o de 2001, com 155,8 milímetros. Os milímetros que servem de referência para a quantidade de chuva são a altura que a água atingiria em um metro quadrado.

Leia a matéria completa

As chuvas que atingiram o Paraná na terça-feira causaram estragos em várias cidades do Paraná. Pelo menos 300 residências foram destelhadas em Ortigueira, na região Central do estado, houve alagamentos em Ponta Grossa e deslizamentos de terra em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

O temporal que atingiu a região Central na noite de terça-feira (28) não chegou a deixar desalojados em Ortigueira. Os moradores das residências destelhadas se alojaram em casas de amigos e parentes, de acordo com a Defesa Civil do Paraná. Equipes da prefeitura do município ainda trabalhavam na cidade e não haviam repassado os números consolidados dos estragos até as 9h.

Nos Campos Gerais, as chuvas fizeram 15 pontos de alagamento em Ponta Grossa, segundo o assessor técnico da Defesa Civil Misael Márcio Ferreira Borges . Até o final da tarde de terça-feira, pelo menos seis famílias precisaram ir para a casa de parentes e quatro buscaram abrigo em prédios públicos em função de alagamentos e deslizamentos. As famílias afetadas retornaram às suas casas nesta manhã de quarta-feira (29).

Curitiba e região

A chuva também provocou vários alagamentos e deslizamentos de terra em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Balanço parcial da Defesa Civil do município informa que duas casas foram destruídas por deslizamentos de terra e outras oito foram interditadas, além de uma igreja. Uma família foi alojada em uma escola do município - as demais se acomodaram em casas de parentes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Almirante Tamandaré Claudia Andréia de Azevedo foram registradas cerca de 50 ocorrências na cidade durante a terça-feira provocadas pela chuva, como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

Em Araucária, cerca de 20 casas no bairro Jardim Arvoredo, próximo à barragem do Rio Passaúna, ficaram inundadas. Treze pessoas na cidade tiveram de ir para residências de parentes ou amigos. Mais de 250 moradores de Colombo também foram atingidos por alagamentos. Na Vila Pantanal, em Curitiba, o excesso de água fez com que 34 pes­soas fossem retiradas de suas casas. Todos foram levados para a escola municipal Arnaldo Alves da Cruz. O Rio Iguaçu, que está com o nível acima do normal, também está sendo monitorado pela Defesa Civil. Nos bairros Campo Comprido e Pinheirinho, duas residências podem desabar e as áreas próximas foram interditadas.

Mais informações em breve

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]