• Carregando...
Velocidade máxima é de 40 km/h em ruas do Centro de Curitiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Velocidade máxima é de 40 km/h em ruas do Centro de Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Chega mais rápido quem anda a velocidades mais altas? Depende. No trânsito do Centro de Curitiba, aparentemente a regularidade vale mais. A Gazeta do Povo testou a Área Calma quatro dias antes de o limite máximo nas vias centrais ser reduzido. Enquanto o trajeto passando de 40 km/h foi feito em 29 minutos e 20 segundos, o percurso circulando abaixo de 40 km/h (de acordo com as novas regras) foi concluído em 23 minutos e 2 segundos.

Veja o teste em vídeo

O que restou do teste é que a quantidade de veículos nas ruas e o número e o tempo de parada nos semáforos interferem mais na demora no trajeto do que os limites de velocidade. No primeiro teste foi preciso parar em 16 semáforos e na segunda vez foram 12. A sincronização de semáforos – chamada de onda verde – é uma constante reivindicação dos motoristas e a prefeitura prometeu que irá manter todos os cruzamentos da área central programados para o tráfego que flui a 40km/h.

O teste foi feito numa quinta-feira ensolarada, sem registros de acidentes no trajeto, e no meio da tarde, fora do horário de pico. O percurso começou na rua Mariano Torres, na esquina com a Benjamim Constant, seguiu pela Luiz Leão, passando pela Cândido de Abreu (fora da Área Calma) para acessar a Inácio Lustosa até o início da Visconde de Nacar, chegando a André de Barros até voltar a Mariano Torres, no ponto inicial.

Confira um mapa das ruas que agora têm velocidade máxima de 40 km/h

Leia a matéria completa

Veja os detalhes do teste:

A mais de 40 km/h

- 12 de novembro, 15 horas: o carro entra na Mariano Torres, na esquina com a Benjamim Constant. Em apenas três momentos é possível se aproximar da velocidade de 60 km/h: na Luiz Leão perto do Colégio Estadual do Paraná, na subida da Inácio Lustosa e no início da Visconde de Nacar. Na André de Barros, o carro chega a 50 km/h em uma quadra. A quantidade de veículos nas ruas atrasa o trajeto. É comum o semáforo abrir e mesmo assim ficar parado no cruzamento, porque o trânsito não flui. O tempo de espera nos semáforos é o que mais contribui para a demora. Foram 16 paradas. O trajeto de seis quilômetros foi percorrido em 29 minutos e 20 segundos. A velocidade média foi, portanto de 12 km/h.

A menos de 40 km/h

- 12 de novembro, 15h30: o carro entra na Mariano Torres, na esquina com a Benjamim Constant, com a determinação de não passar de 40 km/h mesmo que o tráfego permita. Em quatro momentos foi necessário “segurar” o veículo para não ultrapassar o limite estabelecido para o teste – e que começou a vigorar oficialmente quatro dias depois. Foram nos mesmos quatro pontos em que no percurso anterior havia sido possível passar de 40 km/h: na Luiz Leão perto do Colégio Estadual do Paraná, na subida da Inácio Lustosa, no início da Visconde de Nacar e num pequeno trecho da André de Barros. Havia menos carros nas ruas em comparação com o trajeto anterior. Mas a principal diferença foi o número de paradas em semáforo. Foram 12, reduzindo em mais de seis minutos o tempo entre um teste e outro. O trajeto de seis quilômetros foi percorrido em 23 minutos e 2 segundos. A velocidade média foi, portanto de 15,5 km/h.

A Gazeta fez o teste na Área Calma e chegou mais rápido andando a 40 km/h

No dia 12 de novembro, antes de os novos limites de velocidade entrarem em vigor, o mesmo percurso de seis quilômetros foi feito em bem menos tempo.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]