Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Transponder do jato não operava durante colisão

Salvador – Análise das caixas-pretas do Boeing e do Legacy feitas em Ottawa, no Canadá, comprova que o transponder do jato da Excel Aire estava inoperante no momento da colisão com a aeronave da Gol, no dia 29 de setembro, quando morreram 154 pessoas. Ainda segundo a leitura dos equipamentos, o Legacy se comunicou com a torre de controle em terra até se aproximar de Brasília. Cerca de 4 minutos antes perdeu contato, e o radar de terra passou a sinalizar, porém, sem precisão. As informações foram passadas ao ministro da Defesa, Waldir Pires, pelo presidente da comissão que investiga o acidente, o coronel Rufino Antônio Ferreira, que retornou quarta-feira ao Brasil.

Segundo o ministro, já se sabe também que a cauda do avião da Gol foi atingida pelo Legacy, o que, segundo avaliações técnicas, teria sido decisivo para a sua queda. De acordo com Waldir Pires, tudo leva a crer que ao ser atingido na cauda, o Boeing se desestabilizou, embicou e caiu violentamente, em forma de parafuso. O ministro supõe que a perda de altitude se deu de forma tão drástica que em cerca de 20 segundos os passageiros devem ter perdido os sentidos, ou morrido. Não resistiram à pressão.

O choque entre o Boeing 737-800 da Gol e um jato Legacy se deu no Norte de Mato Grosso, sobre a Serra do Cachimbo, provocando a maior tragédia da aviação comercial brasileira. "O avião nem chegou a planar, entrou em queda de uma forma descomunal. Pelo menos essa é a conclusão a que chegaram os técnicos a partir de análises da forma como a aeronave caiu. Eu não sou técnico. Foi o que eles me informaram. Nos conforta saber que as pessoas não sofreram até o fim, sua agonia foi breve", disse Waldir, no aeroproto da capital baiana, depois de conversar com Rufino.

O ministro também afirmou que na comunicação entre o piloto do Legacy e o centro de controle de vôo o piloto teria comunicado que voava a 37 mil pés.

Waldir Pires observa que os operadores de vôo sabiam da posição, mas esperavam que o jato cumprisse o plano de vôo baixando para 36 mil pés entre Brasília e a posição Teres.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.