Extremamente eficaz na Europa, o famoso TGV (sigla em francês para trem de alta velocidade) é uma opção para desafogar os aeroportos brasileiros das capitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O professor emérito de engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vice-presidente da Academia Nacional de Engenharia, Paulo Vivacqua, explica que esse meio de transporte de passageiros é o mais vantajoso entre os quatro modais. "Com velocidades de até 300 km/h, os trens desafogariam o transporte aéreo de passageiros e diminuiriam drasticamente o consumo de combustível utilizado", explica.
Além disso, segundo o professor, ofereceriam segurança, pontualidade, independentemente de condições meteorológicas, e deixariam passageiros sempre nos centros das cidades, mais próximos dos seus destinos. Mas há duas grandes dificuldades para a implantação desse sistema: o alto investimento necessário, do qual o governo não dispõe, e a falta de estrutura dos centros da cidades para receber um elevado número de pessoas por hora.
(KMM)
Decisões do TSE no relatório americano da censura foram tomadas após as eleições de 2022
Um guia sobre a censura e a perseguição contra a direita no Judiciário brasileiro
Afastar garantias individuais em decisões sigilosas é próprio de regimes autoritários
Justiça suspende norma do CFM que proíbe uso de cloreto de potássio em aborto
Deixe sua opinião