• Carregando...
A ponte foi arrastada pela chuvarada e três carros caíram no rio. Duas pessoas estão desaparecidas | Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A ponte foi arrastada pela chuvarada e três carros caíram no rio. Duas pessoas estão desaparecidas| Foto: Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Chuva causou vários estragos em Curitiba

Calor recorde

Na quinta-feira o Paraná registrou a temperatura mais elevada do ano. Em Morretes, no Litoral, os termômetros marcaram 41,7ºC durante a tarde. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, essa foi a temperatura mais alta do estado desde o dia 17 de novembro de 1985. Naquela oportunidade, o termômetro registrou 41,6ºC em Guaíra, no Oeste.

  • A internauta Jaqueline D. Freitas envia foto da Hipólito de Araujo esquina com Almirante Gonçalves
  • Cena da Coronel Dulcídio no fim da noite de ontem: ao fundo, homem empurra carro para escapar de área alagada
  • Carro cai em buraco formado pela chuva: trecho da Saldanha Marinho perto da Francisco Rocha havia passado por obras ontem
  • Menino vê alagamento na Vila Capanema, no bairro Jardim Botânico: locais perto de rios foram os mais afetados
  • O Rio Belém encheu rapidamente com o temporal: em duas horas e meia, foram 123,8 milímetros de chuva
  • A internauta Aline matos envia foto feita por Juliana Rodrigues feita na Rua João Antônio Prosdócimo no Uberaba, ao lado de um córrego que transbordou
  • Foto enviada por Andriele Steidel da Rua Visconde de Nacar, no Centro de Curitiba, às 21h50
  • Moradora da Rua Eduardo Sprada observa a rua interrompida após o temporal de quinta-feira
  • Bombeiros tentam localizar as duas pessoas desaparecidas no Campo Comprido
  • Os ventos derrubaram os andaimes usados na reforma da Igreja da àgua Verde
  • Calçadão da XV de Novembro, em frente a faculdade Facinter

O forte temporal que caiu durante a noite de quinta-feira (19) e na madrugada desta sexta-feira (20), em Curitiba, deixou duas pessoas desaparecidas no bairro Campo Comprido. Na Rua Eduardo Sprada, quase esquina com a Rua Luiz Tramontin, uma ponte foi arrancada de um riacho e uma grande erosão se abriu. Três carros caíram dentro do Rio Mossunguê, um Peugeot, um Gol e um Celta. O Peugeot e o Gol ficaram dentro do buraco e o Celta foi encontrado na Rua Giacomo Santoro, no Jardim Santos Andrade, dentro de um rio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ocupantes do Gol, um rapaz e a noiva, ainda continuam desaparecidos. A Eduardo Sprada está totalmente interditada e não há previsão de quando haverá a liberação, pois a erosão abriu a rua no meio.

O prefeito Beto Richa (PSDB) esteve no local na manhã desta sexta-feira (20) para ver os estragos na Eduardo Sprada. De acordo com o prefeito, já estavam marcadas obras para a região. "Já estava previsto a intervenção da prefeitura nesse ponto", afirmou em entrevista à rádio Band News. Richa afirmou que na semana passada equipes da prefeitura estiveram no local realizando trabalhos.

Outras ruas da cidade também têm o trânsito complicado na manhã desta sexta-feira. A Avenida Manoel Ribas, esquina com a Rua Marcos Mocelin, em Santa Felicidade, ficou interditada por causa de uma queda de árvore. Agentes da Diretran foram ao local para orientar o trânsito. O mesmo aconteceu na Rua Solimões, no cruzamento com a Rua Virginio de Oliveira Mello, no bairro Mercês.

Estragos

A força do vento que chegou a quase 60 km/h, durante a madrugada. Conforme exibiu o telejornal Bom Dia Paraná, o vendaval derrubou os andaimes que eram usados na reforma da torre da igreja do Água Verde. A estrutura despencou. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, foram atendidos 97 casos de alagamento em Curitiba e 13 casos de risco de desabamentos. Ainda aconteceram 16 ocorrências de quedas de árvores e 4 casas foram parcialmente destelhadas. Os bairros mais afetados foram Uberaba, Boqueirão, Rebouças, CIC, Novo Mundo e Hauer. Também aconteceram alguns casos na região metropolitana.

Segundo a Copel, 118 mil casas ficaram sem luz na cidade. Na manhã desta sexta ainda faltava energia em 3.273 residências na capital. As áreas Sul e Oeste ainda sofrem com falta de luz.

Litoral

No Litoral, de acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Defesa Civil, o caso mais grave aconteceu em Pontal do Paraná. "A torre de comunicação dos Bombeiros caiu, com a força do vento, e houve destelhamento parcial do quartel. Os alojamentos, que irão receber os soldados que vão participar da Operação Verão, ficaram parcialmente destelhados", disse Pinheiro.

Hospital é invadido pela água

O Hospital São Vicente, localizado na Avenida Vicente machado, no centro de Curitiba, foi invadido pela água da chuva. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, um rio que passa na região transbordou e invadiu a primeira ala, que fica em um nível mais baixo que a rua. Na unidade funciona o setor de raio X e mamografia.

Todos os exames marcados para esta sexta-feira (20) foram suspensos. Técnicos da empresas responsáveis pelos equipamentos ainda estão avaliando se houve danos nas máquinas. O hospital informa que está entrando em contato com os pacientes para reagendar as consultas. Os outros serviços do hospital funcionam normalmente.

Interatividade

E você fez algum registro da chuva? Envie sua foto para a Gazeta do Povo Online, contendo nome, e-mail ou telefone, descrição do local fotografado e permissão para utilização da foto. Se preferir, mande apenas o relato pelo e-mail para vidaecidadania@gazetadopovo.com.br.

Mais informações em breve

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]