Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Tucano-de-bico-verde morre por falta de atendimento

Pássaro silvestre com ferimento no bico encontrado neste sábado (6) em Campo Magro | João Varella / Gazeta do Povo
Pássaro silvestre com ferimento no bico encontrado neste sábado (6) em Campo Magro (Foto: João Varella / Gazeta do Povo)

Um tucano-de-bico-verde acabou morrendo em Curitiba no fim de semana por falta de atendimento. O publicitário que encontrou o animal afirma que tentou contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar, mas que ninguém assumiu a responsabilidade pelo animal.

Marcelo Mainardyencontrou o tucano no sábado (6), no sítio que tem em Campo Magro, na região metropolitana. A ave estava com as asas, uma das patas e o bico quebrados – ferimentos que podem ter sido provocados por pedradas, de acordo com informações do telejornal Bom Dia Paraná. O animal foi tratado em uma clínica particular, mas não resistiu aos machucados e ao estresse.

O publicitário decidiu pagar por um atendimento particular depois de uma longa espera. Logo que encontrou o tucano machucado, ele procurou o Ibama, o IAP, e a Força Verde mas ninguém assumiu a responsabilidade pelo animal. Ele disse que ficou nove horas atrás de auxílio, até buscar o socorro por conta, e que saiu de casa com medo de ser multado por transportar um animal silvestre. "É difícil, é decepcionante saber que não teve nenhuma entidade que pudesse acolher esse tucano", afirmou ao Bom Dia Paraná.

A Força Verde se dispôs às 17h do sábado, a apurar a origem do ferimento e levar o pássaro para ser tratado no Centro de Tratamento de Animais Silvestre, em Tijucas do Sul. Ao Bom Dia Paraná os policiais disseram que tentaram buscar o bicho, mas que não encontraram o endereço do publicitário. "É possível que o erro seja de quem pegou a informação. Vamos apurar durante a semana para ver onde está o erro", explicou o tenente Plácido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.