Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eletricidade

Último capítulo de “Avenida Brasil” exige mais energia de Itaipu

Todas as unidades geradoras da usina estarão prontas para produzir. Equipes de técnicos também estarão de sobreaviso para qualquer eventualidade

O capítulo final da novela "Avenida Brasil", que vai ao ar na noite desta sexta-feira (19) pela Rede Globo, levou a usina de Itaipu – responsável por 17% da energia consumida no país - a se preparar para disponibilizar uma carga extra de energia elétrica para suprir a demanda nacional assim que a trama terminar. Segundo a assessoria de imprensa da binacional, todas as unidades geradoras estarão prontas para produzir. Equipes de técnicos também estarão de sobreaviso para qualquer eventualidade. O pedido de aumento da demanda foi feito pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O órgão colocou em alerta todo o Sistema Interligado Nacional (SIN). A medida é tomada para garantir o fornecimento de energia quando há elevação repentina do consumo, fenômeno comum em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol e em finais de novelas. Às 22h30, assim que a novela terminar, a usina prevê um salto na produção de 800 MW, suficiente para abastecer uma cidade como Curitiba. Toda a precaução leva em conta a chamada "rampa de carga", termo técnico utilizado para se referir ao aumento repentino da demanda nos primeiros minutos depois de encerrada a exibição, quando voltam à rotina daqueles horários, como tomar banho. Durante a apresentação, o consumo de energia cai consideravelmente porque boa parte da população está em frente aos televisores e outros aparelhos elétricos permanecem desligados.

Nas cerca de duas horas em que a novela estará sendo transmitida, parte da produção em Itaipu deve diminuir de 4.900 MW para 4.000 MW e voltar a subir até 4.800 MW. Para que esta variação não provoque nenhuma sobrecarga, a Diretoria Técnica de Itaipu estará de plantão. "Adotamos essas estratégia com tranquilidade, sempre que necessário", disse o superintendente de Operação de Itaipu, Celso Torino, em entrevista ao Jornal Eletrônico de Itaipu (JIE), afastando rumores de possíveis apagões.

Situações semelhantes, em que se exige uma carga repentina maior de energia, já foram registradas pelo ONS recentemente, também logo após a exibição do episódio de "Avenida Brasil" levado ao ar no dia 23 de julho. Na ocasião, o aumento do consumo chegou a 5%, índice maior que o registrado no final da novela "Passione", no dia 14 de janeiro de 2011, quando o salto chegou a 4,8%, e de "Insensato Coração", no dia 19 de agosto do ano passado, quando atingiu o pico de 2,1%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.