Luiz Gushiken, paulista de Osvaldo Cruz, 56 anos, tem uma biografia carregada de "ex". É ex-bancário, ex-trotskista, ex-sindicalista, ex-deputado e ex-budista. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Gushiken participou da fundação do PT e da CUT.
O ponto alto de sua carreira foi a nomeação para o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República, em 2003.
Em julho de 2005 veio a primeira queda. Gushiken perdeu o status de ministro após seu nome ser envolvido no escândalo do mensalão. Logo depois foi transferido para o Núcleo de Assuntos Estratégicos (NEA), na função de assessor especial.
O ex-ministro deixa o governo desgastado pelo caso do suposto superfaturamento de cartilhas sobre as ações do governo Lula.
Substituto é irmão de Mercadante
O substituto de Luiz Gushiken na chefia do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE), Oswaldo Oliva Neto, 53 anos, é irmão do senador Aloízio Mercadante (PT-SP), candidato derrotado ao governo de São Paulo nas eleições de outubro passado.
Ele ocupou o cargo de secretário-geral e coordenou os trabalhos de planejamento estratégico do órgão desde agosto de 2003.
Coronel de artilharia do Exército, na reserva desde o começo do ano, Oliva Neto é doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
Em 1998, chefiou o Centro de Monitoramento Territorial por Satélites do Comando de Operações Terrestres, em Brasília. Foi também assessor do Projeto de Comando e Controle de transmissão via satélite usada pelos militares.







