• Carregando...
O ativista José Carlos Belotto: concorrência do Corinthians | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
O ativista José Carlos Belotto: concorrência do Corinthians| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã de ontem da "Caminhada e Pedalada do Centenário", evento do calendário oficial das comemorações dos 100 anos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se completam na próxima quarta-feira, dia da Emancipação Política do Paraná. Ciclistas e pedestres se concentraram em frente ao prédio histórico da Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.

A bicicletada percorreu um trajeto de 7,5 quilômetros, boa parte utilizando a ciclofaixa na região central da cidade. A caminhada teve um trajeto um pouco menor: cerca de 4 quilômetros. O evento aberto ao público em geral reuniu na maioria professores, alunos, ex-alunos e servidores da UFPR.

O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho participou da caminhada. O vice-reitor Rogério Molinari optou pela bicicletada.

"A ideia é criar para o ano que vem um calendário regular com bicicletada, cicloturismo e caminhadas em prol da qualidade de vida do servidor", disse a doutoranda em Educação Física Ana Claúdia Osiecki, uma das organizadoras do evento.

Às 9 horas, o coordenador do Programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, só lamentava que o evento tenha coincidido com a decisão do Mundial de Clubes da Fifa, conquistado ontem pelo Corinthians, no Japão. "Quando marcamos a data, nem pensamos nisso, só pensamos na data do aniversário da UFPR. Mas valeu por quem veio incentivar a prática esportiva e o uso da bicicleta", disse.

Antes da saída, o cantor e compositor Ademir "Plá" cantou uma música feita especialmente para o evento: "Vitória da sustentabilidade". Artista de rua e usuário da bicicleta, Plá participa habitualmente das bicicletadas promovidas em Curitiba.

"Eu vim prestigiar da caminhada porque tenho amor pela Federal", explicou a médica Lenira Gaede Senesi, formada pela universidade. "E eu por amor a ela", emendou o marido Luiz Carlos Senesi. "E também porque não sou corintiano", completou o engenheiro de mineração, torcedor do Santos.

Chamou a atenção durante o evento a apresentação da equipe "Dominados pela Art", de winning, uma modalidade de acrobacias de bicicleta estilo livre apresentada por 12 jovens do bairro do Tatuquara.

Centenário

As comemorações do centenário da UFPR se encerram na próxima quarta-feira. A data oficial do centenário da universidade será marcada pela Sessão Pública do Conselho Universitário (Coun) e com a posse do reitor reeleito Zaki Akel Sobrinho, no Teatro Guaíra, às 20 horas. Às 21h30, está previsto o grande momento da comemoração – a visitação do Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, restaurado para a ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]