O único polo presencial de ensino a distância autorizado para funcionar em Curitiba, pela Fael e Unitins, fica na Avenida Silva Jardim, 167, no Centro. Comparado aos polos que foram descredenciados, oferece boa infraestrutura aos alunos. Mesmo assim, precisa fazer algumas adaptações.
A única placa que existe no endereço é a da Eadcon, o que deve mudar. A identificação do espaço precisa ser da Fael e da Unitins, porque a Eadcon não oferece cursos de graduação, apenas a tecnologia para transmitir as aulas. Os funcionários contratados como professores tutores também são da Eadcon, mas as instituições se comprometeram com o MEC a assumir a contratação. Fael e Unitins também devem cuidar da parte acadêmica, como correções de provas e lançamento de notas.
O secretário nacional de Ensino a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, diz não haver problemas no fato de Unitins e Fael usarem o mesmo polo de ensino para os alunos.
Uma instituição de ensino a distância pode ter diversos polos de ensino no país, desde que eles estejam cadastrados e credenciados no MEC. Em Curitiba, a Fael, que é a da Lapa (PR), oferta o curso de Pedagogia. A Unitins, que é de Palmas, no Tocantins, oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Serviço Social, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema e graduação em Fundamentos Jurídicos. (PM)



