• Carregando...
A partir de hoje já é possível fazer o documento também nos terminais Cabral e Santa Felicidade e em um posto próximo à Catedral | Urbs / Divulgação
A partir de hoje já é possível fazer o documento também nos terminais Cabral e Santa Felicidade e em um posto próximo à Catedral| Foto: Urbs / Divulgação

Dê a sua opinião

Em que as mudanças na bilhetagem do transporte coletivo de Curitiba podem ajudar os usuários?

Deixe seu comentário abaixo da matéria e participe do debate.

A Urbs inaugurou nesta segunda-feira (14) três postos temporários que permitem a emissão do cartão-transporte para usuários dos ônibus de Curitiba. A medida foi tomada porque a partir do dia 1º de agosto não será mais possível pagar as passagens nos micro-ônibus em dinheiro, apenas com cartão. Por isso, nos últimos dias, o movimento de pessoas que buscam emitir o documento, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania, aumentou significativamente.

INFOGRÁFICO: veja como vai ser a cobrança de passagem nos micro-ônibus a partir de agosto

A partir de hoje já é possível fazer o documento também nos terminais Cabral e Santa Felicidade. A Urbs também inaugurou um ponto de emissão perto da catedral, na Travessa Nestor de Castro, próximo à esquina com a Rua Barão do Serro Azul. O horário de funcionamento desses novos locais vão atender ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; e aos sábados, das 8h30 ao meio-dia. O horário de funcionamento dos postos convencionais é diferente (veja abaixo).

Documentos necessários para fazer o cartão

É preciso levar um documento de identidade com foto e CPF. Não é mais necessário apresentar comprovante de endereço. Não é necessário levar fotografia e o cartão não custa nada (primeira via). A segunda via custa o valor equivalente a cinco passagens, em valores atuais R$ 13,50.

O cartão obrigatoriamente deve ser solicitado pelo próprio usuário, ou então com uma autorização específica com firma reconhecida em cartório. Para os menores de 18 anos, os pais ou responsáveis podem fazer o cartão dos filhos. Para isso é preciso apresentar a documentação pessoal própria e um documento de identificação original com foto do menor.

Horário de atendimento de postos fixos

Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17 horas e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12 hpras.

MUDANÇA: passagens não poderão ser pagas com dinheiro nos micro-ônibus

A partir do dia 1º de agosto os usuários dos micro-ônibus poderão ser pagas apenas com cartão em Curitiba. Se a pessoa não tiver o cartão-transporte tradicional, ela poderá comprar um cartão-transporte provisório e recarregá-lo em bancas de jornais. Além do cartão de usuário, que exige o cadastro, um modelo chamado avulso estará disponível, ao custo de R$ 3, para turistas e usuários ocasionais do sistema.

A mudança faz parte de um pacote de melhorias no sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Integrada de Transporte (RIT) anunciado pela Urbs no último dia 10 de julho. Veja abaixo como o sistema vai funcionar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]