• Carregando...

A detenção de dois estudantes universitários, ontem à noite, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), gerou protestos de alunos, que bloquearam o trânsito da Rua Amintas de Barros. O tumulto prosseguiu no Centro de Triagem da Polícia Civil, no centro de Curitiba, onde outros 50 estudantes se reuniram.

Por volta de 21 horas, dois policiais militares abordaram os estudantes que fumavam maconha no pátio da universidade. De acordo com a polícia, os estudantes não reagiram à abordagem. Porém, ao ver a ação, outros estudantes cercaram os policiais para impedir a detenção. Os estudantes acusam a polícia de abuso. Uma delas mostrou o rosto vermelho, que seria resultado de um tapa dado por um dos PMs. "Fui ajudar um amigo no chão e levei um tapa", afirma.

Para a reitora em exercício da UFPR, Maria Tarcisa Bega, o fato é lamentável. Tanto por parte dos policiais, que segundo ela, não teriam autonomia para entrar em espaços de administração federal, como – e principalmente – por parte dos alunos. "O pior é o uso de drogas dentro do câmpus. A universidade não avaliza de modo algum o uso de drogas", afirmou. Sobre punições, a reitora afirma que o caso será levado para avaliação do conselho universitário.

O delegado de plantão do Centro de Triagem, Darci Pacheco, informou que a PM pode agir em espaços de administração federal se houver flagrante. Ele ressaltou que os alunos não cometeram nenhum crime, mas sim uma contravenção. "A pena provavelmente será um trabalho social, como entrega de cestas básicas", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]