• Carregando...

A Universidade de São Paulo (USP) vai ganhar nos próximos dias um Conselho de Segurança (Conseg), nos moldes dos que já existem em outros bairros da capital paulista. Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública (SSP), Alexandre de Moraes, a medida vai preceder a implantação do policiamento comunitário na Cidade Universitária, no Butantã, previsto para setembro.

A implantação do Conseg na USP acontece em meio à crise provocada por casos de roubos e estupros registrados no campus. “Nós chegamos a um acordo com a própria reitoria. Vamos criar um Conselho de Segurança na USP, com participação paritária de professores, funcionários, estudantes e da própria Polícia, para que todos convivam de forma harmônica na questão de segurança”, afirmou o secretário, na manhã desta quinta-feira (6).

Ainda segundo Moraes, a SSP vai marcar reuniões com os grupos na próxima semana, que devem fazer indicações de representantes para o conselho. A ideia é que os grupos discutam a implantação do policiamento comunitário. O sistema inspirado o modelo japonês Koban é voltado para a prevenção dos delitos, ao contrário do atual policiamento da USP, que tem rondas e atendimentos de casos.

O novo modelo de policiamento terá de 80 a 120 policiais militares. “Todos os policiais já estão treinados. Eles terão um diferencial no uniforme, que será um colete identificando o policiamento comunitário da USP. Acredito que nós já possamos dar início a esse novo tipo de policiamento até o final do mês.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]