• Carregando...
Paranaguá, município com maior incidência da doença no estado, recebeu 91 mil doses, mas o movimento está fraco. | Pierre Andrade/Gazeta do Povo
Paranaguá, município com maior incidência da doença no estado, recebeu 91 mil doses, mas o movimento está fraco.| Foto: Pierre Andrade/Gazeta do Povo

Teve início neste sábado (13) a campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá, no Litoral do estado. O movimento nas unidades de saúde básica da cidade esteve abaixo do esperado pelos órgãos de saúde. O município é o que tem maior incidência da doença e recebeu 91 mil doses da vacina, que serão aplicadas gratuitamente em pessoas com idade entre 9 e 44 anos.

“Eu esperava que houvesse mais pessoas tomando a vacina. Muitos morreram devido a dengue na cidade. O lado positivo é que o atendimento foi rápido”, disse Giovanna Letícia, estudante, 18 anos. Ao todo, 250 profissionais de saúde do estado e do município foram distribuídos nos sete postos de saúde onde ocorre a vacinação.

Para a diretora da 1.ª Regional de Saúde do Paraná, Ilda Nagafuti, apesar da baixa procura no primeiro dia, houve fluidez do público-alvo devido ao pré-cadastro na internet. “Quem se cadastrou pelo site só precisou mostrar o documento e já recebeu a vacina”, diz. Até a meia noite de sexta-feira, 2 mil moradores da cidade realizaram o pré-cadastro no site.

Quem não fez o cadastramento prévio precisou preencher os dados pessoais no momento da vacina, o que levou, em média, cinco minutos para ser realizado. Entretanto, era preciso estar com o documento pessoal e o comprovante de residência em mãos.

Em Paranaguá, os postos de saúde aplicarão a vacina de segunda à sexta, das 13h às 20h. Aos sábados o funcionamento será das 8h às 17h. O Centro de Referência no combate a Dengue (CRD), contará com um horário diferenciado. No local será possível receber a vacina de segunda à sexta, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8 às 17h.

Para não sobrecarregar as unidades, a partir da próxima semana a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) deve agendar visitas. O objetivo é realizar a vacinação em empresas de Paranaguá com grande quantidade de funcionários.

A campanha de vacinação contra a dengue em todo o estado vai até o dia 3 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]