• Carregando...
Vacinação contra a gripe A começa na segunda-feira (8) | Arquivo - Louafi Larbi / Reuters
Vacinação contra a gripe A começa na segunda-feira (8)| Foto: Arquivo - Louafi Larbi / Reuters

Calendário de vacinação da gripe A

1ª Etapa

- Entre 8 e 19 de março : trabalhadores da área da saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas;

2ª Etapa

- Entre 22 de março e 21 de maio: gestantes;

- Entre 22 de março e 23 de abril: crianças de seis meses a dois anosde idade; e doentes crônicos com idade abaixo de 60 anos;

3ª Etapa

- Entre 5 de abril e 23 de abril: população com idade entre20 e 29 anos;

4ª Etapa

- Entre 24 de abril e 7 de maio: idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas;

5ª Etapa

- Entre 10 de maio a 21 de maio: população com idade entre30 e 39 anos.

Profissionais da área da saúde serão os primeiros a serem imunizados

Com o início da imunização da população contra a gripe A H1N1na próxima segunda-feira (8), os bancos de sangue temem que haja diminuição do número de doadores. Para evitar que isso aconteça, essas instituições reforçam o pedido para que novos e os habituais doadores doem sangue antes de tomarem a vacina para prevenir a nova gripe.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por precaução, as pessoas que forem imunizadas não devem doar sangue por 30 dias. A medida deve ser adotada porque nesse período haverá a formação de anticorpos contra a gripe A. O órgão reforçou que a medida foi tomada por precaução, uma vez que a mesma orientação foi dada em 2008, quando a população foi imunizada contra a rubéola. A precaução, porém, não é entendida como necessária por toda a comunidade da área da saúde. Para o médico infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, quem receber transfusão de sangue de uma pessoa que tomou a vacina não irá correr nenhum risco. O infectologista explicou que a vacina da gripe A é fabricada com o "vírus morto", por isso não teria como haver a transmissibilidade. Sendo assim, haveria riscos que a vacina fosse feita a partir do vírus ainda vivo. "Acredito que houve certo exagero. Não há nenhuma implicação para quem irá receber o sangue", afirmou o médico.

Já a infectologista Mônica Gomes da Silva, do Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba) - que é membro da Sociedade Brasileira de Infectologia -, explicou que nesse caso não haveria riscos para quem recebe o sangue, mas sim para quem doa. Segundo ela, nestes 30 dias todas as defesas do organismo devem ser "direcionadas" para a produção de anticorpos contra a Influenza. "Não aconselhamos que ninguém doe sangue quando estiver em meio a um tratamento médico. As vacinas, como a da gripe A, provocam modificações imunológicas no organismo", disse Mônica.

Apesar disso, os bancos de sangue preparam estratégias para que os estoques de sangue não abaixem durante a campanha. De acordo com a chefe da assessoria de suporte ao usuário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Nely Coimbra, entre as estratégias que devem ser adotadas estão o envio de mala direta pelos Correio aos doadores cadastrados para lembrá-los de fazer a doação, o envio de correspondências para empresas parceiras do Hemepar, o agendamento de coletas de sangue em outros locais e também o pedido de doação de sangue aos parentes e amigos de pacientes que receberam transfusões.

Todas essas medidas serão adotadas para evitar o cenário que ocorreu no ano passado. Entre junho e agosto de 2009 – período em que a gripe A se manifestou mais intensamente no Paraná – houve redução de 40% no número de doações na sede de Curitiba. Normalmente, em média, são 2.400 doadores de sangue na capital. E se forem somados às outras 23 sedes do Hemepar instaladas no interior do estado são, em média, 12.590 doadores. "Por ano são cerca de 41.200 doadores em Curitiba e 151.045 em todo o Paraná", afirmou Nely.

A preocupação aumenta ainda porque a parcela da população que mais doa sangue é a dos adultos jovens entre 18 e 29 anos. Essa faixa é a responsável por, aproximadamente, 45% do total de doações feitas no Hemepar.

Foram justamente os adultos jovens os atingidos pela pandemia no estado. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou 294 mortes por causa da gripe A, dessas 179 ocorreram entre pessoas de 20 a 49 anos – o que corresponde a 60,9%.

As pessoas entre 20 e 29 anos serão vacinadas entre 5 e 23 de abril. Já a população com idades entre 30 e 39 anos serão imunizadas entre 10 e 21 de maio.

A preocupação com a queda das doações também era compartilhada pela diretora do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Maria de Lourdes Russo Cruz. Ela afirmou que o órgão tentará sensibilizar novos doadores, principalmente na parcela da população que não será vacinada – pessoas entre 40 e 60 anos. "Há o temor de que os estoques de sangue baixem. Por isso, faremos campanhas para estimular a população e contaremos com a solidariedade de todos", disse Maria. O Banco de Sangue da Santa Casa tem capacidade para receber até 150 doações de sangue por dia. Apesar disso, recebe mil doações por mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]