• Carregando...
Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (25) na rede pública de saúde do Paraná. | Henry Milleo/Gazeta
Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (25) na rede pública de saúde do Paraná.| Foto: Henry Milleo/Gazeta

A campanha de vacinação contra a gripe começará na próxima segunda-feira (25) em todo o estado do Paraná. Ao todo, serão utilizadas mais de 3 milhões de doses da vacina no estado – 48% delas no “dia D da vacinação”, que acontece no próprio dia 25. A vacinação seguirá até o dia 20 de maio.

O coordenador estadual de imunização da Secretaria da Saúde, João Luis Crivellaro, respondeu às perguntas sobre o protocolo que é seguido na vacinação pela rede pública. Veja a resposta das principais dúvidas na hora de se proteger contra a gripe:

1. Quem tem direito à vacina gratuita?

A vacina gratuita será ofertada àqueles que fazem parte do grupo prioritário segundo recomendações do Ministério da Saúde. São eles: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes , mães de crianças de até 45 dias de vida, trabalhadores da saúde, população indígena, idosos e população carcerária. Pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas poderão receber a dose gratuitamente. Pacientes com diabete, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomia, como a síndrome de down, por exemplo, também devem ser vacinados durante a campanha.

2- Todos os grupos serão vacinados a partir do dia 25?

Sim. Não haverá escalonamento no atendimento e quem fizer parte de um dos grupos prioritários poderá ser vacinado já no dia 25 de abril.

3- Qual vacina será aplicada?

A vacina aplicada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que protege contra três “linhagens” do vírus da Influenza – neste ano, a vacina terá as cepas A/H1N1, A/H3N2 e B/Victoria. O imunizante disponível em algumas clínicas particulares é quadrivalente, também protege contra o vírus da gripe B/ Yagamata. De acordo com Crivellaro, a vacina trivalente é segura e eficiente contra os vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul.

4- Devo levar a carteirinha de vacinação?

A carteirinha de vacinação não é obrigatória para se vacinar, mas facilita o trabalho dos profissionais da saúde, principalmente para verificar se existem outras vacinas em atraso. “Com a carteirinha, o paciente pode ser imunizado contra outras doenças se for necessário”, explicou o coordenador da Secretaria Estadual da Saúde.

5 - Doentes crônicos devem comprovar a condição?

Sim. De acordo com Crivellaro, a comprovação pode ser feita tanto com uma receita médica emitida pelo médico que acompanha o paciente ou mesmo a receita de um medicamento de uso contínuo para tratar a enfermidade crônica.

6 - Gestantes e mães de recém-nascidos devem levar exames ou documentos?

Sim. As mães de recém-nascidos de até 45 dias devem levar a declaração de nascido vivo do bebê. Já para as gestantes que estão nos primeiros meses de gravidez é recomendado levar o exame que comprove a gestação. Para as que já estão nos meses em que a barriga de grávida aparece, não é necessário o exame.

7- Como será realizada a vacinação das crianças?

A vacinação em crianças também será realizada nas Unidades de Saúde e não haverá esquema especial, como imunização das escolas e creches, por exemplo. A vacinação em crianças, porém, é realizada em duas ocasiões diferentes. Por causa do peso, a dose da vacina é fracionada: uma parte é aplicada no dia e a outra depois de 30 dias. A data da nova imunização deve ser agendada pelo agente de saúde.

8 - Tomando a vacina, estou totalmente protegido?

Embora tenha alta eficácia, a vacina não é 100%. Portanto, é preciso seguir as outras orientações, como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e evitar locais com aglomeração de pessoas – o que facilita a transmissão de doenças respiratórias. De acordo com João Luis Crivellaro, a vacinação é importante para evitar casos mais graves da doença, que podem levar a internações e até a morte.

9 - tomei a vacina da gripe no ano passado. Devo tomar de novo?

Sim. A vacina da gripe deve ser tomada todo ano já que o vírus que causa da influenza se modifica. Para estar imunizado, é preciso tomar a vacina todos os anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]