
Sete dos 42 vagões de uma composição da América Latina Logística (ALL) que seguia de Ourinhos para Londrina, tombaram na noite de quarta-feira, quando o trem passava pelo perímetro urbano de Cambará, no Norte Pioneiro. Os vagões-tanque, carregados com álcool combustível, descarrilaram a poucos metros da última rua do bairro da Estação, onde vivem pelo menos 20 famílias. Com o acidente, cerca de 5 mil litros de combustível vazaram de um dos vagões, que pegou fogo.
De acordo com os moradores, logo após o tombamento começaram fortes explosões, que chegaram a estremecer as casas da Rua Genário Resende. Todos os moradores da rua tiveram que sair de casa às pressas. A retirada foi feita com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Desde a madrugada de ontem mais de 200 pessoas entre homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, e Polícia Ambiental, além de técnicos e especialistas da própria ALL trabalhavam no local para recuperar o trecho da ferrovia, fazer o esgotamento da carga e retirar os vagões tombados. No fim da tarde de ontem a ALL conseguiu liberar a ferrovia, mas o transbordo da carga dos outros seis vagões só deverá ser concluído hoje pela manhã.
Segundo o gerente da unidade de produção da ALL, José Baptista Serezer de Oliveira, a composição estava com apenas 17 vagões carregados com o produto e o restante vazio. De acordo com Oliveira, o local será periciado e só depois disso a empresa poderá explicar o que aconteceu naquele trecho. "Vamos abrir uma sindicância para estudar o caso", promete. De acordo com o gerente, a carga que escorreu não causou a contaminação do solo.
No fim da tarde de ontem as famílias desalojadas começaram a voltar para as suas casas.



