A Vai-Vai conquistou o título de campeã do carnaval 2011 em São Paulo com uma diferença de 0,25 da segunda colocada, a Acadêmicos da Tucuruvi. A agremiação levou o samba-enredo "A música venceu!" e uniu o erudito e o popular no Sambódromo. Este é o 14o título da história da escola.
A escola fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5.
As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. A Peruche começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido no regulamento.
Homenagem
O enredo da Vai-Vai fez uma homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins. A escola do Bixiga a sexta a desfilar no sábado, primeira noite do carnaval de São Paulo foi uma das que mais empolgou o público, com alegorias gigantes e fantasias luxuosas.
O maior destaque foi a presença de Martins, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, Martins desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação. A Vai-Vai desfilou com 3,8 mil integrantes, 36 alas e cinco alegorias.
Campeã carioca
Se valerem os gritos das arquibancadas, o carnaval de 2011 do Rio terá uma bicampeã, a Unidos da Tijuca, que, ao seu estilo, voltou a encantar o público com suas alegorias muito bem concebidas para contar a história do medo no cinema. Mas para que os torcedores da escola do Borel não percam a cabeça, como sua mais uma vez surpreendente comissão de frente, terão de superar uma fortíssima Beija Flor. A escola de Nilópolis encerrou os desfiles, já na manhã de ontem, contando para uma arquibancada ainda lotada, a vida do rei Roberto Carlos. Sua passagem no carro final foi apoteótica. Com um enredo difícil, adaptado aos desejos do patrocinador, a Vila Isabel mostrou a história do cabelo de forma vistosa, tecnicamente irrepreensível e muito bonita. É candidata a atrapalhar as pretensões das duas favoritas.
A apuração das campeãs cariocas será hoje, a partir das 15 horas. Serão julgados dez quesitos, com cinco juízes cada um A nota mais alta e a mais baixa serão descartadas. Os critérios de desempate serão decididos hoje, no início da tarde. A disputa para fazer companhia à Unidos da Tijuca, Beija Flor e Vila Isabel no desfile das campeãs será emocionante e equilibrada. Mangueira, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel, além do Salgueiro, prejudicado pelo atraso de 10 minutos na passagem pela Sapucaí, brigam por três vagas.
O incêndio da Cidade do Samba alterou o regulamento do desfile. Nenhuma escola cairá em 2012. Grande Rio, Portela e União da Ilha estão fora da disputa pelo título. Elas ficaram de fora do julgamento por causa dos prejuízos causados pelo incêndio em fevereiro.



