Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escolas campeãs

Vai-vai leva título em São Paulo

Escola superou a segunda colocada por 0,25 ponto. Resultado do desfile carioca sai hoje

Integrantes da escola acompanharam a apuração no Sambódromo de São Paulo | Zanone Fraissat/Folhapress
Integrantes da escola acompanharam a apuração no Sambódromo de São Paulo (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

A Vai-Vai conquistou o título de campeã do carnaval 2011 em São Paulo com uma diferença de 0,25 da segunda colocada, a Acadêmicos da Tucuruvi. A agremiação levou o samba-enredo "A música venceu!" e uniu o erudito e o popular no Sambódromo. Este é o 14o título da história da escola.

A escola fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5.

As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. A Peruche começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido no regulamento.

Homenagem

O enredo da Vai-Vai fez uma homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins. A escola do Bixiga – a sexta a desfilar no sábado, primeira noite do carnaval de São Paulo – foi uma das que mais empolgou o público, com alegorias gigantes e fantasias luxuosas.

O maior destaque foi a presença de Martins, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, Martins desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação. A Vai-Vai desfilou com 3,8 mil integrantes, 36 alas e cinco alegorias.

Campeã carioca

Se valerem os gritos das arquibancadas, o carnaval de 2011 do Rio terá uma bicampeã, a Unidos da Tijuca, que, ao seu estilo, voltou a encantar o público com suas alegorias muito bem concebidas para contar a história do medo no cinema. Mas para que os torcedores da escola do Borel não percam a cabeça, como sua mais uma vez surpreendente comissão de frente, terão de superar uma fortíssima Beija Flor. A escola de Nilópolis encerrou os desfiles, já na manhã de ontem, contando para uma arquibancada ainda lotada, a vida do rei Roberto Carlos. Sua passagem no carro final foi apoteótica. Com um enredo difícil, adaptado aos desejos do patrocinador, a Vila Isabel mostrou a história do cabelo de forma vistosa, tecnicamente irrepreensível e muito bonita. É candidata a atrapalhar as pretensões das duas favoritas.

A apuração das campeãs cariocas será hoje, a partir das 15 horas. Serão julgados dez quesitos, com cinco juízes cada um A nota mais alta e a mais baixa serão descartadas. Os critérios de desempate serão decididos hoje, no início da tarde. A disputa para fazer companhia à Unidos da Tijuca, Beija Flor e Vila Isabel no desfile das campeãs será emocionante e equilibrada. Mangueira, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel, além do Salgueiro, prejudicado pelo atraso de 10 minutos na passagem pela Sapucaí, brigam por três vagas.

O incêndio da Cidade do Samba alterou o regulamento do desfile. Nenhuma escola cairá em 2012. Grande Rio, Portela e União da Ilha estão fora da disputa pelo título. Elas ficaram de fora do julgamento por causa dos prejuízos causados pelo incêndio em fevereiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.