• Carregando...
Integrantes da escola acompanharam a apuração no Sambódromo de São Paulo | Zanone Fraissat/Folhapress
Integrantes da escola acompanharam a apuração no Sambódromo de São Paulo| Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Réplica

Bonecos gigantes têm concorrência

Folhapress

O tradicional encontro dos bonecos gigantes de Olinda foi marcado por uma polêmica gerada pela realização de um desfile paralelo promovido na segunda-feira por um empresário que registrou como seu o domínio da marca "bonecos gigantes de Olinda’’ na internet.

Batizado de "apoteose dos bonecos gigantes’’, o desfile paralelo chegou a ser confundido pelos foliões com o evento original, que é realizado há 24 anos pelo artista plástico Silvio Botelho, 52, criador de 872 personagens em 37 anos de trabalho.

"É um oportunismo barato’’, acusou Botelho. "É a banalização da cultura que levou quase quatro décadas para consolidar os valores da terra’’, disse, referindo-se aos personagens escolhidos pelo empresário Leandro Bezerra de Castro, 47, para serem retratados como bonecos.

Castro levou às ladeiras de Olinda 50 réplicas gigantes, não apenas de personagens da cultura pernambucana, mas também da presidente Dilma Rousseff, do presidente dos EUA, Barack Obama, entre outros personagens famosos.

Botelho levou cem bonecos para desfilar pelas ladeiras do centro histórico da cidade. Entre eles, figuras tradicionais da folia e cultura pernambucanas. O empresário se defendeu. Disse que não é oportunista e afirmou que seu desfile traz "propostas bem distintas’’ das de Botelho.

A secretária da Cultura de Olinda, Márcia Souto, disse que os bonecos gigantes "estão acima das disputas’’ e que considera inócua a iniciativa do registro do domínio.

A Vai-Vai conquistou o título de campeã do carnaval 2011 em São Paulo com uma diferença de 0,25 da segunda colocada, a Acadêmicos da Tucuruvi. A agremiação levou o samba-enredo "A música venceu!" e uniu o erudito e o popular no Sambódromo. Este é o 14o título da história da escola.

A escola fez 269,5 dos 300 pontos possíveis. A Acadêmicos do Tucuruvi e a Unidos de Vila Maria fizeram 269,25. Em quarto lugar ficou a Mancha Verde, com 268,75 pontos, e em quinto veio a Gaviões da Fiel, com 268,5.

As escolas Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche foram rebaixadas. A Peruche começou a apuração com cinco pontos a menos por ter estourado o tempo na avenida e desfilado com um carro alegórico a menos do que o mínimo exigido no regulamento.

Homenagem

O enredo da Vai-Vai fez uma homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins. A escola do Bixiga – a sexta a desfilar no sábado, primeira noite do carnaval de São Paulo – foi uma das que mais empolgou o público, com alegorias gigantes e fantasias luxuosas.

O maior destaque foi a presença de Martins, ex-pianista que virou maestro após perder o movimento das mãos. Bastante emocionado, Martins desfilou no alto do último carro da escola e regeu a bateria da agremiação. A Vai-Vai desfilou com 3,8 mil integrantes, 36 alas e cinco alegorias.

Campeã carioca

Se valerem os gritos das arquibancadas, o carnaval de 2011 do Rio terá uma bicampeã, a Unidos da Tijuca, que, ao seu estilo, voltou a encantar o público com suas alegorias muito bem concebidas para contar a história do medo no cinema. Mas para que os torcedores da escola do Borel não percam a cabeça, como sua mais uma vez surpreendente comissão de frente, terão de superar uma fortíssima Beija Flor. A escola de Nilópolis encerrou os desfiles, já na manhã de ontem, contando para uma arquibancada ainda lotada, a vida do rei Roberto Carlos. Sua passagem no carro final foi apoteótica. Com um enredo difícil, adaptado aos desejos do patrocinador, a Vila Isabel mostrou a história do cabelo de forma vistosa, tecnicamente irrepreensível e muito bonita. É candidata a atrapalhar as pretensões das duas favoritas.

A apuração das campeãs cariocas será hoje, a partir das 15 horas. Serão julgados dez quesitos, com cinco juízes cada um A nota mais alta e a mais baixa serão descartadas. Os critérios de desempate serão decididos hoje, no início da tarde. A disputa para fazer companhia à Unidos da Tijuca, Beija Flor e Vila Isabel no desfile das campeãs será emocionante e equilibrada. Mangueira, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel, além do Salgueiro, prejudicado pelo atraso de 10 minutos na passagem pela Sapucaí, brigam por três vagas.

O incêndio da Cidade do Samba alterou o regulamento do desfile. Nenhuma escola cairá em 2012. Grande Rio, Portela e União da Ilha estão fora da disputa pelo título. Elas ficaram de fora do julgamento por causa dos prejuízos causados pelo incêndio em fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]