Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incêndio

Vazamento após incêndio deixa água azul em localidade de Paranaguá

Vigilância em Saúde da prefeitura pede que população não consuma água afetada ou peixe pescado na região, que pode ter sido afetado por líquido que vaza de armazém incendiado

Um incêndio de grandes proporçõesdestruiu um armazém em Paranaguá, no Litoral do Paraná, na madrugada desta quarta-feira (15). O fogo está contido, no entanto, o que preocupa agora são as consequências do incidente, pois há um líquido de coloração azul-esverdeada que está vazando do local do armazém afetado e chegando até uma região alagada que desemboca em rios próximos ao local.

A empresa dona do armazém, a APM Terminals Brasil, por volta das 17h30, não confirmou o que era o líquido que vazava do armazém. A empresa EcoSorb está fazendo a contenção desse líquido, mas não está autorizada a passar informações sobre a ocorrência. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) esteve no local para fazer a coleta de amostras da água na região e o resultado das análises deve sair entre 15 e 20 dias.

De acordo com Juliana Queiroz, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Paranaguá, a população que mora nas proximidades deve evitar o contato e uso da água na região, além de não consumir os peixes pescados na área. A recomendação também foi feita pela Defesa Civil de município, que pede à população, como medida de prevenção, para que não tenham contato com a água nem pesquem no Rio Emboguaçu, que deságua no mar, até que o IAP emita relatório sobre o caso.

Outra recomendação para que a área no raio de um quilômetro em torno do armazém seja evitada. A fuligem que ainda se encontra concentrada nas proximidades pode gerar problemas respiratórios. Os moradores que sentirem dificuldades para respirar devem procurar atendimento médico imediatamente.

O caso

Na madrugada desta quarta-feira (15), o barracão foi tomado por um incêndio de grandes proporções, por volta das 2h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h, o fogo já estava contido e estava sendo feito o controle de pequenos focos de incêndio no local.

O armazém é um depósito que abriga materiais como algodão, polipropileno e bobinas de papel para a empresa Compacta Brasmar Serviços Logísticos. Segundo a empresa proprietária do imóvel, APM Terminals Brasil, nenhum material contido no local tem característica nociva.

O armazém atingido fica ao lado da América Latina Logística (ALL) do Litoral, tem 14 mil metros quadrados e fica na Avenida Airton Senna, próximo ao Porto de Paranaguá, no bairro Primavera.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.