Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Patrimônio

Veja lista de outros incêndios em prédios históricos no Brasil

Foram frequentes, nos últimos cinco anos, os casos de importantes prédios culturais prejudicados pelo fogo

Teatro Ouro Verde ficou destruído em um incêndio em 2012. | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Teatro Ouro Verde ficou destruído em um incêndio em 2012. (Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina)

Ver prédios históricos consumidos pelas chamas, como o do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na tarde de segunda-feira (21), não é uma raridade no Brasil. Nos últimos cinco anos, vários patrimônios culturais foram comprometidos por incêndios. Alguns foram reconstruídos, como prometeu o governador Geraldo Alckmin sobre o Museu da Língua Portuguesa. Outros nunca mais foram refeitos. Veja alguns exemplos:

Maio de 2010 – Instituto Butantan (SP)

Um dos principais acervos de cobras do mundo foi comprometido com o incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo. O prédio também tinha valor histórico.

Março de 2011 – Palácio Universitário da UFRJ (RJ)

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Palácio Universitário começou a queimar pela capela, que estava sendo restaurada. A estrutura do prédio na Praia Vermelha ficou comprometida.

Fevereiro de 2012 – Teatro Ouro Verde (PR)

Um curto-circuito provocou o incêndio que destruiu o mais importante teatro de Londrina, o Ouro Verde. Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, o edifício foi inaugurado em 1952 e é de autoria do arquiteto Vilanova Artigas.

Julho de 2013 – Mercado Público (RS)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Público de Porto Alegre. O fogo consumiu principalmente a parte superior do prédio e houve registro de explosões. O Mercado Público foi inaugurado em 1869 e era tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre

Novembro de 2013 – Memorial da América Latina (SP)

Um incêndio consumiu parte do auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, deixou 12 pessoas feridas – 11 bombeiros e um brigadista.

Setembro de 2015 – Casa de Portugal (PR)

Um prédio histórico que virou abrigo improvisado para moradores de rua, no bairro São Francisco, em Curitiba, foi parcialmente consumido pelas chamas. A casa foi construída na primeira metade do século 20. O local era usado até 2012 pelo Instituto Luso-Brasileiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.