Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo

Ventos causam destruição e deixam três feridos em Toledo

Ventania derrubou uma roda gigante em uma feira dentro de um parque de exposições. Outros municípios do interior do estado também foram atingidos. Entre eles, Assis Chateaubriand, Dois Vizinhos, Cascavel, Palotina e Jesuítas

Os ventos, que começaram por volta da 1h30 da madrugada em Toledo, provocaram o tombamento de um caminhão e, com ele, a queda de uma roda gigante que sustentava | Reprodução/Paraná TV
Os ventos, que começaram por volta da 1h30 da madrugada em Toledo, provocaram o tombamento de um caminhão e, com ele, a queda de uma roda gigante que sustentava (Foto: Reprodução/Paraná TV)

Ventos de aproximadamente 100 km/h provocaram estragos e deixaram pelo menos três pessoas feridas na região Oeste do estado, na madrugada desta segunda-feira (12). A cidade de Toledo foi a mais atingida pelo temporal que deixou aproximadamente 500 casas destelhadas. Três pessoas que estavam no Centro de Convenções Ismael Sperafico, onde acontece a Expo Toledo, ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da cidade com ferimentos generalizados. Elas foram atingidas por estilhaços das tendas de barracas destruídas pelo vento, mas não correm risco de morte.

De acordo com o tenente Amarildo Ribeiro, oficial do Corpo de Bombeiros, o vendaval atingiu a cidade por volta das 2 horas. A força do vento provocou o tombamento de um caminhão e, com ele, a queda de uma roda gigante que sustentava na Expo Toledo. Naquele momento não havia ninguém no brinquedo. Nenhuma das barracas e tendas da exposição ficou em pé. Em uma delas, um grupo com cerca de 20 pessoas ainda realizava um lanche e houve muita correria.

A torre de uma operadora de telefonia celular foi atingida e corre risco de desabar. Moradores de um prédio próximo ao local foram retirados às pressas. "O prédio residencial precisou ser evacuado porque há risco da torre desabar", relata o oficial. A torre danificada pesa 13 toneladas.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Cascavel reforçaram o atendimento em Toledo. O temporal também afetou a distribuição de energia elétrica e o serviço de telefonia. Até os telefones do quartel dos bombeiros ficaram mudos. Por causa do problema, as pessoas atingidas pelo temporal ligavam no telefone da Polícia Militar para pedir auxílio.

A Defesa Civil distribuiu oito mil metros quadrados de lona devido aos destelhamentos. Segundo o balanço do Corpo de Bombeiros, os ventos arrancaram 30 árvores e derrubaram dezenas de paineis e outdoors. A região central da cidade foi a mais atingida.

Em Cascavel, os ventos também provocaram destruição e destelharam 60 casas, a maioria na região norte da cidade. Durante toda a madrugada, os bombeiros receberam chamadas com pedido de socorro. O bairro Clarito foi o mais atingido.

Os ventos provocaram estragos ainda nas cidades de Assis Chateaubriand, Palotina e Jesuítas, todas na região Oeste.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.