• Carregando...

Veja alguns cuidados que se deve ter para evitar alergias e picadas de insetos:

- Use repelentes eletrônicos;

- Acenda velas de andiroba e passe loções a base de citronela. Verifique se esses produtos têm certificação no Ministério da Saúde;

- Converse com o seu médico sobre a prescrição de vitamina B;

- Se tiver algum tipo de alergia respiratória, não utilize inseticidas em aerosol;

- Tenha cuidado com a alimentação. Produtos como leite, chocolate, amendoim, carne de porco, entre outros, podem potencializar a alergia.

Fonte: Marcello Bossois - imunologista e alergista

No verão aumentam as alergias causadas por picadas de insetos. Essa estação oferece condições ideais para a proliferação desses animais, e por isso é comum que mais pessoas sejam atingidas pelas alergias. Quando a pessoa é picada por insetos costumam aparecer manchas avermelhadas na pele.

De acordo com o médico imunologista e alergista, Marcello Bossois, 90% das pessoas que são picadas por insetos terão reação leve, ou seja, haverá vermelhidão na pele e coceira. Entretanto, em 10% da população essas alergias apresentam reação inflamatória mais intensa, podem aparecer lesões mais graves na pele.

As picadas dos insetos que causam as reações mais grave são das abelhas e das formigas selvagens, as quais podem até levar a morte. Já as picadas de mosquitos não costumam ser tão graves.

Segundo Bossois, nos casos mais grave de reação alérgica a pessoa pode ter choque anafilático - que se trata de uma reação alérgica intensa -, no qual pode haver trancamento da glote e taquicardia, e pode até causar a morte.

O médico explica que a alergia deixa a pele exposta e isso facilita a entrada de outras bactérias e germes que podem causar doenças renais, problemas cardíacos, erisipela, entre outras doenças.

Bossois alerta os pais para terem cuidado com as crianças, pois como os insetos voam baixo e elas acabam sendo picadas com facilidades. "Já os adultos, geralmente, são picados nas pernas", afirma.

Quando os pacientes apresentam crises alérgicas, o tratamento é feito com antibióticos, antialérgicos e corticóides. Mas, ele alerta que isso não resolve definitivamente o problema. O tratamento é feito com imunoterapia, ou seja, vacinas para picada de insetos. O consumo de vitamina B também diminui a reação alérgica, mas esse complexo vitamínico tem que ser receitado por um médico. "A vacina é feita com a substância que causa o problema, ou seja, a partir do próprio inseto. Ela é diluída para que o organismo não reaja com tanta intensidade como anteriormente ocorria", afirma Bossois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]