• Carregando...

Na hora de escolher os alimentos é bom levar em conta as calorias e a composição. Veja alguns dos itens que mais fazem sucesso:

Sinal Verde

São alimentos leves e saudáveis. Na hora do lanche na beira da praia, dê preferência para essas delícias que fazem bem ao organismo e não engordam. Podem ser ingeridos todos os dias.

Água de coco – 40 kcal (200ml)

Opção pouco calórica para evitar a desidratação. Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão. Repõe rapidamente esses nutrientes perdidos na transpiração. Rica também em cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Milho-verde – 80 kcal (uma espiga)

Boa pedida para a hora que bate aquela fominha no meio da manhã ou da tarde. É mais saudável por ser cozido. Fonte de carboidratos, fibras, proteínas. Tem betacaroteno, vitamina B, vitamina C e sais minerais. A caloria do alimento não é vazia, fornece nutrientes para as funções essenciais do corpo.

Picolé de fruta – 65 kcal (uma unidade)

Verão não é verão sem sorvete. A versão de frutas tem baixo teor de gordura, mas deve ter o consumo moderado -- contêm corantes e aromatizantes. Opção menos calórica para comer sorvete no palito.

Sinal Amarelo

Categoria de alimentos que merecem um pouco mais de atenção quando a barriga der uma roncadinha na praia. Quem quer evitar o ganho de uns quilinhos a mais no verão, precisa controlar o consumo.

Refrigerante – 150 kcal (uma lata)

Difícil não se render às borbulhas e à refrescância de um refrigerante gelado, principalmente no calor. Apesar de matar a sede, precisa ser bebido com moderação. Contém muito açúcar, é rico em corantes e, ao contrário dos sucos de fruta, não traz nenhum benefício nutricional. As versões light e diet não contêm calorias, mas são ricas em sódio.

Tapioca salgada – 380 kcal (uma unidade de presunto e queijo)

Iguaria típica brasileira, de origem indígena, chegou com tudo nas praias. Feita com a fécula da mandioca, é rica de energia rica e fonte de fibras. Nas versões salgadas, apesar de também serem calóricas, saciam a fome e alimentam.

Casquinha doce ou barquilha – 80 kcal (100 gramas)

Comida típica de praia, vem acompanhada do som característico do pedaço de metal que é batido na madeira para anunciar sua chegada. É uma fonte rica de energia que não possuí gordura e é assada. Tome cuidado com a quantidade ingerida.

Sinal Vermelho

Deliciosos, porém ricos em gordura e açúcar. Devem ser comidos apenas ocasionalmente. Além de serem os vilões da boa forma, podem fazer mal a saúde.

Picolé com leite ou sorvete de bola – 120 kcal (um picolé simples)

Para aquelas horas que a vontade de comer doce está grande. Alimento rico em gordura e bastante calórico. Cuidado, as versões com mais chocolate e recheio podem chegar a ter 300 kcal.

Tapioca doce – 405 kcal (uma unidade de leite condensado e coco)

Versão açucarada do petisco feito de mandioca, é muito rica em energia e gordura. Com recheio de doce de leite, leite condensado ou chocolate, é deliciosa. Por ser bastante calórica, recomendável ter o consumo reduzido.

Churros – 443 kcal (uma unidade de doce de leite)

Irresistível, principalmente quando está bem fresquinho. Tem tudo a ver com praia, mas é a pior opção para que está de olho nas calorias. É frito, por isso engorda três vezes mais que um alimento assado. Os recheios – leite condensado, brigadeiro e beijinho – também contém muito açúcar.

Salgados fritos – 350 kcal (um risólis de camarão)

Humm! Quando o vendedor ambulante anuncia a chegada de coxinhas e risólis quentinhos bem perto da hora do almoço é de dar água na boca. Especialmente quando o recheio leva frutos do mar. O mais indicado é consumir essas delícias lá de vez em quando. Por serem fritos, contém muita gordura que deixa a digestão bastante lenta. As calorias de uma coxinha, por exemplo, são quase as mesmas de um prato de arroz com feijão – que alimentam muito mais.

Espetinho de camarão – 310 kcal (um espetinho com cinco camarões médios fritos)

Nada melhor do que degustar o fruto do mar preferido de muita gente na beira da praia. Não é sempre que se pode lançar mão dessa maravilha gastronômica no palito para matar a fome ou saciar a gula. O alimento é rico em gordura e em calorias. É preferível optar pelas versões cozidas do camarão que são bem menos calóricas.

Caipirinha – 340 kcal (200ml)

Bem geladinha, na hora em que calor está grande, não tem quem não resista. A bebida típica brasileira merece atenção de quem não quer aumentar o ponteiro da balança. É considerada pelos nutricionistas e nutrólogos uma bomba calórica. Mistura álcool, que é calórico, com muito açúcar.

Cerveja – 160 kcal (uma lata)

Ótima opção para acompanhar uma conversa tarde entre amigos na beira da praia. Mas cuidado, a bebida tem etanol suficiente para desidratar o organismo -- inibe o hormônio antidiurético e provoca muita vontade de fazer xixi. Com isso o corpo perde líquido, e a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente. Rica em calorias -- três latas de cerveja contêm caloria suficiente para um café da manhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]