• Carregando...
 | /Walter  Alves/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: /Walter Alves/Gazeta do Povo/Arquivo

Faltando menos de uma semana para a chegada de 2017, ainda há vagas nas pousadas da Ilha do Mel. A procura abaixo do esperado é reflexo de uma série de problemas enfrentados pelas comunidades locais nos últimos meses: a ressaca que causou estragos em todo o litoral e os problemas no trapiche que dá acesso à ilha estão entre os principais fatores apontados por moradores, comerciantes e turistas.

Unidade de conservação

A Ilha do Mel é uma unidade de conservação ambiental e tem capacidade para receber, no máximo, 5 mil pessoas por dia. Quando é atingida essa lotação, não é permitida a entrada de mais ninguém. As pessoas que fizeram reservas para o ano-novo já fazem parte dessa contagem. Antes do embarque, os turistas são informados sobre a disponibilidade de vagas na ilha.

Ao contrário dos anos anteriores, 2016 está atípico para os donos de pousadas e campings da ilha e eles ainda buscam vender os poucos pacotes que restam para a virada. Em 2015, a maior parte deles já havia esgotado as reservas na metade do ano.

A região de Nova Brasília, onde fica o Farol das Conchas, ainda tem pelo menos três pousadas com vagas em aberto. As pousadas que conseguiram confirmar as reservas com mais antecedência, fecharam as vagas apenas no mês de novembro. “Talvez tenha fechado porque fizemos uma avaliação da crise e decidimos parcelar as diárias, mas é um hábito que o pessoal daqui não tem”, avalia Suzi Albino, proprietária da Pousada das Meninas, em Nova Brasília.

O réveillon da Ilha do Mel é um dos mais tradicionais do estado, com shows e queima de fogos. As praias da ilha também são consideradas as melhores do estado, com águas cristalinas e com todos os pontos próprios para banho, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Travessia

A travessia para a Ilha do Mel pode ser feita por Paranaguá ou Pontal do Paraná, todos os dias. Saindo de Paranaguá, a barca custa R$ 53 ida e volta. Se a saída for de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, custa R$ 35 ida e volta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]