• Carregando...
Sem sinalização, motoristas não são informados de que é proibido estacionar em área de restinga | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Sem sinalização, motoristas não são informados de que é proibido estacionar em área de restinga| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

As prefeituras de Pontal do Paraná e Guaratuba ainda não instalaram as placas informando da proibição de estacionar carros em áreas de restinga - vegetação típica da orla marítima que deve ser preservada. Segundo as prefeituras, a colocação das placas será feita, mas sem data definida.

Na quarta-feira (7), às 14 horas, uma reunião entre representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde da Polícia Militar e a prefeitura de Pontal do Paraná para discutir o que será feito em relação às placas. Segundo o tenente Anor Santos Júnior, da Força Verde, se a prefeitura de Pontal não apresentar nenhuma proposta, o município poderá ser multado no ato. O valor da autuação pode chegar a R$ 1 milhão. "Eles (a prefeitura) têm que apresentar obrigatoriamente uma solução", ressalta o tenente. Em relação a Guaratuba, também haverá uma reunião, mas sem data definida.

Por causa da mudança de prefeito em Guaratuba, a notificação do (IAP) e Força Verde foi feita segunda-feira (5) e a prefeitura tinha 48 horas para instalar as placas. "Foi dado um prazo maior para a regularização por causa dos feriados e da posse dos eleitos. ", enfatiza Santos Júnior. O tenente disse ainda que as placas têm que ser colocadas 33 metros após a pré-maré (média entre a maré mais alta e a mais baixa) - área que já pertence aos municípios.

O gerente do Departamento de Meio Ambiente de Guaratuba, Vicente Cláudio Varieni, disse que a prefeitura providenciará as placas e troncos de eucalipto tratado para colocar a aproximadamente 30 metros da pré-maré, mas que a colocação levará dez dias. "A prefeitura regularizará a situação, mas precisamos de um prazo maior, porque a nossa gestão acabou de assumir", afirma Varieni.

De acordo com o tenente Santos Júnior, o caso de Guaratuba será estudado. Como a prefeita Evani Justus (PSDB) já se prontificou a criar um estacionamento alternativo e a resolver a situação, poderá haver um prazo de mais alguns dias.

Murilo Bittencourt Camargo Sobrinho, chefe de gabinete do prefeito reeleito de Pontal, Rudisnei Gimenes (PMDB), informou que a instalação não foi feita porque o gasto não estava previsto no orçamento de 2008. Entretanto, o custo da instalação foi aprovado para o orçamento de 2009 e a prefeitura abrirá licitação para produzir as placas.

Segundo o tenente Santos Júnior, a prefeitura de Pontal do Paraná já estava informada desde o ano passado da instalação. O tenente lembra ainda que a prefeitura chegou a receber a madeira e os adesivos necessários.

Revolta

Na Praia de Caieiras, em Guaratuba, a área de restinga segue sem sinalização de que é proibido estacionar. Muitos motoristas estão estacionando os carros na praia, mas sem passar pela restinga - há um acesso que permite que os veículos entrem na areia sem contato com a área de preservação.

"Concordamos com a preservação, mas não há nenhuma sinalização informando ser proibido estacionar. O poder público deveria informar antes de multar", aponta o coordenador de call center Ericson Rodrigues. Mesma opinião da corretora de imóveis Margô Mendes.

Já os comerciantes reclamam de que a prefeitura de Guaratuba não cria espaços para estacionamento. "Os motoristas não têm onde estacionar. E se forem multados, vão afastar nossa freguesia", afirma o ambulante Bento Vicente Machado Júnior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]