• Carregando...

O número de pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do estado aumentou. De acordo com a análise divulgada ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do total de 37 pontos monitorados, 22 estão poluídos. Na semana passada, eram 20 locais impróprios.

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, afirmou que o número de pontos poluídos ainda está dentro da variação da média histórica do verão (17 locais contaminados). Mas ele também reconheceu que dificilmente esses números devem diminuir.

Rodrigues explica que a qualidade das águas para banho é diretamente proporcional ao número de visitantes e à incidência de chuva. "A contaminação é gradual. As pessoas chegam e vão embora. As fossas enchem e as águas vazam para as galerias. E a chuva carrega para o mar o que está retido nas calçadas, fossas e galerias." Para que qualidade da água melhore, Rodrigues afirma que a população deve limpar as fossas – de preferência antes do começo da temporada.

Ontem, conforme prometido pelo IAP, placas de orientação sobre a qualidade da água foram instaladas em locais mais próximos do mar. E barracas para orientar os veranistas foram montadas em todos os pontos impróprios, assegurou Rodrigues.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]