Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Avaliação dirá se golfinho que encalhou está doente

Resultado do exame de sague feito pelos biólogos do Centro de Estudos Marinhos da UFPR fica pronto apenas quarta-feira (28)

Biólogos do Centro de Estudos do Mar cuidam da reabilitação do golfinho | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Biólogos do Centro de Estudos do Mar cuidam da reabilitação do golfinho (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Os biólogos do Centro de Estudos Marinhos (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ainda não sabem a causa que levou o golfinho encontrado na manhã de segunda-feira (26) no Balneário Eliane, em Guaratuba a encalhar na areia. O animal está passando por exames de saúde e avaliações físicas para verificar a possibilidade de ele retornar para o mar.

"O exame de sangue ficará pronto para podermos avaliar se o animal tem algum problema de saúde", afirma a bióloga Glaucia Sasaki, do CEM. Se for constatado algum problema mais grave, o golfinho pode ser transferido para outro centro de tratamento de espécies marinhas mais especializado. O resultado será divulgado apenas quarta-feira (28).

O animal foi transferido na madrugada desta terça-feira (27) da Praia de Ponta do Poço para uma piscina no CEM em Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. Como a maré desceu, o tratamento no mar com uma espécie de maca de apoio ficou impossibilitado. No início da tarde, ele retornou à Praia de Ponta do Poço, que estava com a maré um pouco mais alta, retomando o tratamento com a maca.

Mais informações a seguir

Para ajudar na recuperação, o golfinho está sendo medicado pelos biólogos do CEM. Além de soro, o animal está tomando complexos polivitamínicos para fortalecer o organismo do animal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.