• Carregando...
Estacionamento irregular no Litoral | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Estacionamento irregular no Litoral| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

O número de pessoas presas durante os dez primeiros dias da Operação Verão no Litoral – de 23 de dezembro até o dia 3 de janeiro – aumentou 29,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 84 prisões na temporada 2014/2015 e 109 na atual.

Com relação aos homicídios, apenas um foi registrado em 2014 e durante a noite do réveillon de 2015 duas pessoas foram mortas no litoral do estado. Para o tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva, os assassinatos registrados foram de pessoas que já tinham envolvimento com o crime e que não poderiam ser evitados. “As pessoas já tinham envolvimento com o tráfico de drogas e agora há o trabalho de investigação dos assassinatos”, afirmou.

Com a grande quantidade de pessoas que esteve no litoral durante o feriado – mais de 1,5 milhão de pessoas na contagem da corporação – a Polícia Militar considera o aumento do número de prisões e de ocorrências satisfatório. De acordo com o tenente-coronel, a implantação de um efetivo de 50 policiais em motocicletas ajudou a aumentar o número de prisões, já que os veículos colaboraram na mobilidade do efetivo. “Nesta época sabemos que há muitos gargalos no trânsito no litoral e as motocicletas foram essenciais para o trabalho. O efeito preventivo funcionou de acordo apesar do grande número de pessoas”, disse.

Já os boletins de ocorrência registrados diminuiram. Foram 1.286 na temporada passada e 1.051 agora.

Multas de trânsito

Durante os primeiros dias de Operação Verão, também se verificou um aumento de 24% no número de notificações de trânsito. Até o momento, 1062 veículos foram multados pela polícia e 11 veículos foram apreendidos. Ao passear pela orla das praias como Guaratuba e Caiobá, em Matinhos, é possível avistar um grande número de carros estacionados em locais proibidos. Os motoristas encontram os lugares mais fáceis e mais próximos às praias para estacionar os veículos e o número de infrações e operações para flagrar este tipo de prática tem aumentado. “O motorista conhece as regras de trânsito e não havendo respeito se pune o infrator para que ele ganhe consciência”, comentou Silva.

Menos salvamentos e crianças perdidas

Para os bombeiros, o ano-novo foi mais calmo do que em anos anteriores nas praias do Paraná. De acordo com os dados da corporação, o número de ocorrências durante o feriado de Réveillon foi o menor dos últimos três anos. Neste ano, a corporação registrou 49 salvamentos e um afogamento. No mesmo período do ano passado, foram 55. O maior número foi em 2013, quando 119 salvamentos foram feitos na virada do ano. Durante o feriado, também foram mais de 3 mil banhistas orientados e 2400 advertências emitidas.

O número de crianças perdidas também teve uma redução de mais de 40% em comparação ao ano passado. Cinquenta e cinco crianças foram perdidas e encontradas nesta feriado, de acordo com a corporação. O número chegou a 129 no ano passado. Para o Corpo de Bombeiros, a identificação das crianças com pulseirinhas – onde se coloca o nome e telefone dos responsáveis pelo menor - ajudou para reduzir o número de crianças desaparecidas. Mais de 2800 pulseiras foram distribuídas durante o Réveillon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]