• Carregando...

Veja como prevenir afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- Se encontrar crianças perdidas na praia, conduza-as ao posto de guarda-vidas mais próximo ou aos policiais que transitam pela praia.

- A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não substime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

* Informações do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros registrou quatro mortes por afogamento apenas entre a véspera de ano-novo e o primeiro dia de 2010. No total, dois veranistas morreram em Guaratuba, um em Pontal do Paraná e um em Caiobá. A soma das mortes por afogamento entre quinta e sexta-feira foi maior do que o registro de todos os outros 13 dias de temporada juntos, quando três pessoas morreram. Desde o dia 19 de dezembro, sete pessoas morreram afogadas no Litoral do Paraná.

Só nesta sexta-feira, três rapazes faleceram, sendo que dois continuam desaparecidos. Em 2009, não houve nenhum caso de afogamento nesta data.

Em Pontal do Paraná, três irmãos foram resgatados na praia de Pontal do Sul, por volta das 17 horas. Um adolescente de 14 anos chegou a ser resgatado pelos bombeiros, mas morreu a caminho do hospital. O irmão dele, de 10 anos, também foi resgatado e não corre risco de morte. Os dois foram encaminhados de helicóptero para Paranaguá. Outro irmão, de 16 anos, não precisou ser socorrido. Os três estavam na casa da tia, que mora em Pontal do Paraná.

No final da tarde, na prainha de Caiobá, próxima ao ferry boat, outro adolescente de 14 anos se afogou. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele fazia parte de uma excursão que entrou no mar no momento de vazante. O garoto afundou e está sendo procurado pelos bombeiros.

ViradaOutros dois jovens de Curitiba se afogaram em Guaratuba. Por volta das 22 horas de quinta-feira (31), um rapaz de 17 anos entrou com um grupo de cinco amigos no mar Praia Central e desapareceu.

Na manhã desta sexta-feira (1.°), outro jovem de 21 anos se afogou no Balneário Coroados. Ele também desapareceu após entrar no mar.

Até as 21 horas desta sexta-feira, os bombeiros ainda não haviam encontrado nenhum dos rapazes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]