• Carregando...
Óculos grandes de acetato, como este do desfile da Iódice, continuam sendo a principal tendência do verão. | Agência Fotosite/São Paulo Fashion Week
Óculos grandes de acetato, como este do desfile da Iódice, continuam sendo a principal tendência do verão.| Foto: Agência Fotosite/São Paulo Fashion Week

Liberdade

Os óculos de sol tem alguma licença poética e, por isso mesmo, podem desobedecer algumas regras, como não ultrapassar a linha das sobrancelhas. Só experimente bem antes de comprar e escolha um modelo que não aperte as bochechas e a lateral da cabeça.

Com filtro, sempre

Fique de olho no selo que informa que os óculos tem proteção solar contra raios UVA e UVB. Do contrário, eles podem fazer mais mal do que andar sem nenhum tipo de proteção.

Faz muito tempo que os óculos de sol deixaram de ser apenas objetos funcionais. Vide o sucesso que fizeram os óculos gigantescos usados pela primeira-dama norte-americana Jackie Kennedy em plenos anos 50. De lá para cá eles viraram símbolos de estilo e verdadeiros objetos de desejo.

Os óculos da estação continuam grandes e, agora, coloridos. Os modelos gigantescos de acetato estão na moda, assim como os do tipo aviador e wayfarer (típico dos anos 80). Os óculos certos ajudam a valorizar o rosto, harmonizam os traços e equilibram as formas. Como escolhê-los? A consultora de imagem Adriana Izumi dá as dicas

Rosto oval - considerado o formato ideal, pois combina com qualquer tipo de armação.

Rosto redondo - evite óculos redondos, prefira os quadrados ou qualquer outro com linhas retas. Esqueça as hastes decoradas ou chamativas.

Rosto quadrado - evite armações quadradas que repetem o formato do rosto. As lentes devem ser mais arredondadas para suavizar as linhas retas do rosto.

Rosto longo e retangular - a armação deve ajudar a encurtar o rosto. Para criar a ilusão de um rosto mais largo, prefira os óculos grandes e largos. Experimente hastes decoradas ou em cor contrastante.

Rosto coração/ triângulo invertido - evite usar hastes decoradas que chamem atenção para a testa que é a parte mais larga do rosto. O formato da lente não pode repetir o formato do queixo que é mais afilado. Exemplo: evite o modelo aviador muito pontudo e prefira o de ponta mais arredondada.

Rosto diamante (as bochechas são a parte mais larga do rosto) - use armações mais largas acima da bochecha. Na linha da bochecha elas devem ser mais estreitas. Evite os óculos com as hastes baixas e as decoradas.

Rosto triângulo - armação não deve ser mais estreita que a parte mais larga do rosto. O ideal é usar armações um pouco mais largas ou tão largas quanto a parte mais larga do rosto. Use hastes decoradas ou em cor contrastante, que devem estar acima da linha dos olhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]