Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do Paraná

Esquema de “limpeza” das praias muda nesta temporada

Serviço era realizado pela Sanepar, que dispunha de uma saneadora para aerar as areias durante a noite. Esse ano, a limpeza das praias foi licitada juntamente com a coleta de lixo pelo IAP

A limpeza das praias do Paraná vai sofrer alterações na temporada 2014/2015. Até o ano passado, o trabalho estava sob a responsabilidade da Sanepar, que contratava mão de obra para o serviço realizado durante o dia e operava saneadoras, que peneiravam e aeravam a areia seca à noite. Agora, a incumbência é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que licitou o trabalho, juntamente com a coleta de lixo. A concorrência foi realizada nesta semana e a empresa contratada iniciará o serviço no dia 23 de dezembro.

O edital lançado pelo IAP divide as cidades litorâneas em três lotes. A coleta e o transporte de lixo, além da varrição de ruas, vale para Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ilha do Mel e Guaraqueçaba. Já os serviços de limpeza e varrição de praias só serão realizados em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.O custo é de aproximadamente R$ 12 milhões. De acordo com o IAP, o contrato com os prestadores de serviço será efetivado no mesmo dia do início do trabalho, quando também vence o prazo legal para a apresentação de recursos.

Simples

O serviço de limpeza de praias oferecido pela Sanepar era mais completo. Questionada sobre a mudança, a empresa se limitou a dizer que neste ano a Operação Verão estava a cargo do IAP. Na última temporada, o trabalho era feito com o auxílio de carrinhos de mão e de oito veículos de carga, com capacidade para transportar até duas toneladas de resíduos. Durante a noite, seis saneadoras eram usadas para peneirar e aerar as areias secas, retirando cacos de vidro, pregos, bitucas de cigarro, tampinhas e outros objetos. As máquinas também tinham a função de eliminar bactérias, fungos e parasitas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.