As condições climáticas deste final de semana deverão contribuir com os veranistas que pretendem ir ao Litoral e aproveitar os últimos momentos da temporada. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que os termômetros variem entre 21°C e 33°C no sábado (20) e no domingo (20). O dia fica ensolarado, mas há condição de chuva no final do dia, as típicas pancadas de verão.
A expectativa dos comerciantes do Litoral é de que o final de semana se reverta em lucro. "Temos em fevereiro este final de semana e ainda o próximo, em que apostamos no bom movimento nas praias. Tudo depende do tempo. Se estiver bom, como promete, não vai ser só este fim de semana bom. Pode até estender para março", afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel).
Suzi Albino, administradora regional de Nova Brasília - Ilha do Mel, está com a pousada cheia. Ela, no entanto, espera mais gente para o final de semana, depois de uma temporada que considerou difícil. "Este final de semana tem a extensão do festival de música do Glauco Solter, um jazz da melhor qualidade, que deve atrair um público interessante, de qualidade", afirma.
Para o veranista que gastou demais no carnaval e quer economizar, os preços no Litoral devem estar mais acessíveis a partir deste final de semana. Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba (Acig), Edna Aparecida de Souza, descontos são normais no comércio da cidade nessa época, em média de 50%.
Também há programação de festas para o final de semana. O café Curaçao encerra nesse sábado (20) a programação de verão, com a Festa da Ressaca, com shows no trio elétrico, bandas convidadas de micareta sertaneja, samba e pagode. No Porto Beach Fun, a programação do sábado é com a banda Mandaí.
A previsão da Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 no Litoral, é de que 50 mil veículos circulem nos dois sentidos da rodovia nesse final de semana. A circulação será alta nos dois sentidos. Fugir do congestionamento é o que a auxiliar de cartório Vanessa Camargo de Almeida e o namorado, Bruno Rafael Kluck, ambos de Apucarana, procuram. Eles estão em Matinhos desde a última terça-feira (16), aproveitando a tranquilidade das praias, ainda mais em dias ensolarados. "Aproveitamos para caminhar. Hoje andamos mais de 8 quilômetros", diz Bruno Rafael. Eles irão voltar para Apucarana no sábado à tarde.



