Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
afogamentos

Guarda-vidas deixam o Litoral neste domingo

Com o encerramento da Operação Verão, banhistas devem redobrar os cuidados durante o banho de mar. Equipes extras serão deslocadas nos fins de semana até a Páscoa para os principais postos de salvamento

Sem os bombeiros nas praias, banhistas devem redobrar os cuidados ao entrar no mar | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Sem os bombeiros nas praias, banhistas devem redobrar os cuidados ao entrar no mar (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

O Corpo de Bombeiros vai encerrar neste domingo (21) a Operação Verão e grande parte dos guarda-vidas deve deixar o Litoral do Paraná. Daí por diante, de segunda a sexta-feira, não haverá mais os postos nas praias. A orla será monitora a distância apenas pelo efetivo dos quartéis. Portanto, os cuidados na hora do banho de mar devem ser redobrados. Porém, nos finais de semana até o feriado de Páscoa, no dia 4 de abril, equipes extras devem ser deslocadas para os principais pontos de risco.

O motivo é a diminuição drástica do movimento de banhistas após a temporada. Número que ainda aumenta, em menor escala, no sábado e domingo durante o verão. "Nessas condições, não temos como manter um posto de guarda-vidas ativo. Não compensa deslocar pessoal para cá sendo que pode haver necessidade desses bombeiros em outros locais e situações pelo estado", explica o tenente Douglas Martim Konflanz, coordenar de pessoal da Operação Verão.

As orientações do Corpo de Bombeiros são para que os banhistas redobrem os cuidados após a temporada, quando não haverá mais gurda-vidas nas praias. Nos finais de semana, que procurem se banhar perto dos postos dos guarda-vidas e seguir a orientação das placas e bandeiras de sinalização. Os locais que vão receber efetivo extra ainda estão sendo definidos, de acordo com as estatísticas de salvamento da corporação. Mas devem envolver apenas os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Para se informar sobre quais são, os veranistas podem ligar para o telefone 193.

Nhundiaquara

Mesmo com os recentes incidentes no Rio Nhundiaquara, em Morretes, os postos do local não se manterão ativos, nem nos nos finais de semana. "Todas as regiões são propícias à acidentes", explica o tenente Konflanz. Caso for descer o rio de boia, certifique-se que o estabelecimento que aluga os equipamentos esteja devidamente credenciado e exija capacete e colete salva-vidas.

A cautela também deve ser mantida, seja com ou sem a presença dos guarda-vidas. Não deixe a água passar do nível da cintura e evite fazer uso de bebidas alcoólicas e entrar no mar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.