• Carregando...

A organização correta do lixo doméstico e de outros materiais no momento do descarte contribui para que não haja entupimento de galerias pluviais nas cidades do Litoral e também para que os detritos não acabem no mar ou nos rios. Isso porque no verão é comum cair pancadas de chuva intensas nas praias e o lixo pode ser levado para o bueiro e para o mar. Entre as consequências da falta de organização estão enchentes, piora da balneabilidade e até a ocorrência de doenças.

A primeira orientação do Instituto das Águas do Paraná – autarquia ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) – aos veranistas é para que coloquem o lixo para fora das residências e estabelecimentos comerciais somente entre 18 horas e 8 horas da manhã.

Outra dica é para que os detritos sejam acomodados em sacos plásticos reforçados, os quais não devem ter a capacidade ultrapassada para não estourarem. Os sacos precisam ser colocados em locais altos. Se o lixo for deixado no chão, pode ser rasgado por cães ou ser levado pela chuva.

Também é preciso estar atento se for reformar imóveis no Litoral. Os proprietários ou os locatários devem providenciar caçambas antes de iniciar as obras. Deve-se ter atenção especial com a areia, um dos produtos que mais causa o entupimento dos bueiros, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.

Com relação ao corte da grama, o material que será descartado também necessita ser recolhido e ensacado corretamente.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ressaltou ainda que os proprietários de imóveis no Litoral devem fazer a ligação à rede de esgoto da Sanepar. Quando isso não é feito, as fossas podem transbordar e os dejetos vão parar nos rios e no mar. Isso faz com que haja piora da balneabilidade. Se for alugar um imóvel, a orientação é para que o turista faça a negociação somente se a situação estiver regularizada.

Coleta de lixo

Caso haja problemas ou dúvidas sobre a coleta, a população deve entrar em contato com as empresas responsáveis por recolher o lixo na temporada de verão. A empresa Paviservice faz a coleta em Pontal do Paraná, Paranaguá, Guaraqueçaba e na Ilha do Mel e a população deve entrar em contato por meio do telefone (41) 7815-6456. O Instituto das Águas do Paraná também fiscaliza as empresas contratadas pelo governo do estado para fazer a coleta ao longo da temporada

Em Guaratuba, a empresa responsável por recolher o lixo é a Transresíduos, que atende por meio do telefone (41) 3472-2825. E a coleta em Matinhos, Morretes, Antonina é feita pela Sotil e para entrar em contato com a empresa o veranista deve ligar para (41) 3473-3303.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]