• Carregando...
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27) | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27)| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Lixo toma conta das ruas do Litoral

Há dez dias os municípios do Litoral do Paraná estão sem coleta de lixo, fazendo com que os detritos se acumelem em frente às residências e do comércio. A causa do problema seria o atraso na licitação do lixo - na temporada, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) substitui as prefeituras pela responsabilidade do serviço.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, as empresas paranaenses apresentaram propostas apenas no pregão de 15 de dezembro. Nos pregões anteriores – de 18 de novembro e 4 de dezembro - não houve propostas. Além disso, ressalta Rodrigues, os valores apresentados pelas empresas concorrentes eram 10% acima do previsto pelo orçamento do estado.

"Não fomos nós que criamos essa situação. Tivemos que adotar essa medida emergencial em virtude do boicote nos pregões e pela situação em que se encontravam as cidades do Litoral", afirma Rasca Rodrigues.

Com esse cenário, o governo estadual decidiu contratar em caráter emergencial, sem licitação, a empresa paulista Leão e Leão para recolher o lixo na temporada. O valor do contrato é de R$ 5 milhões, com validade de 78 dias. O valor engloba o trabalho de 600 funcionários e o aluguel de 40 caminhões.

Para o lote 1 (Pontal do Paraná e Ilha do Mel) o valor aproximado é de R$ 1,929 milhão, o lote 2 (Guaratuba) terá custo de cerca de 1,519 milhão e no lote 3 (Matinhos, Antonina e Morretes) o valor será de aproximadamente 1,555 milhão.

De acordo com Rodrigues, a empresa contratada começou a recolher o lixo na manhã desta segunda-feira (22) e a situação deve ser regularizada até quarta-feira (24).

Comércio reclama

A falta de coleta do lixo tem desagradado também os comerciantes. Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), José Carlos Chicarelli, divulgou nota pedindo desculpas aos veranistas pela sujeira que se acumulava no Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]