• Carregando...
o Corpo de Bombeiros tem plantonistas para atender a população no telefone 193. | /
o Corpo de Bombeiros tem plantonistas para atender a população no telefone 193.| Foto: /

Com a grande quantidade de banhistas no litoral do Paraná para a virada no ano, a quantidade de acidentes no mar e afogamentos aumenta. Desde o dia 19 de dezembro até esta quarta-feira (30), 266 salvamentos foram feitos nas praias paranaenses. Até o momento, foram registrados dois óbitos por afogamento. Mas, com algumas atitudes simples é possível prevenir acidentes e entrar em 2016 com os pés na água – mas só até o joelho. Conheça as dicas do relações-públicas do Corpo de Bombeiros do Litoral, Fernando Tratch para passar o ano novo sem acidentes:

1- Nade somente em áreas protegidas

A principal recomendação é que o banhista procure sempre um local próximo a um posto de guarda-vidas para nadar. É importante ficar atento às bandeiras que mostram que a área é protegida pelos bombeiros. Caso não seja, a recomendação é ficar longe da água.

2 - Respeite as placas de sinalização

As placas de sinalização na areia indicam se o mar está próprio ou não para banho, se existem buracos na areia e risco de afogamento. De acordo com o capitão Tratch, é importante verificar todos os avisos para evitar acidentes.

3 - Se não houver guarda-vidas, não vá para o fundo

Caso não tenha nenhum guarda-vidas por perto, evite ir para o fundo do mar. Pode entrar na água, mas tente evitar que a água passe do umbigo. Desta forma, caso a maré atrapalhe, fica mais fácil sair da água sem grandes transtornos.

4 - Nade sempre acompanhado

Evite nadar sozinho, sempre, mesmo que seja perto da costa. Caso aconteça alguma coisa, é importante ter algum amigo ou familiar próximo para chamar o socorro adequado.

Incêndio em pousada na Ilha do Mel causa uma morte

Uma pessoa morreu. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima seria o proprietário do estabelecimento, que ficava em Encantadas

Leia a matéria completa

5 - Não tente salvar alguém se não for capacitado

Falando em socorro adequado, outra dica importante é não tentar salvar uma pessoa de um afogamento caso não tenha capacitação. De acordo com o capitão Tratch, a tentativa pode acabar em um acidente maior e com mais vítimas. O que se pode fazer nesta situação é jogar objetos flutuantes, como boias por exemplo, para que a pessoa consiga se apoiar e depois puxá-la para fora da maré.

6 - Crianças, sempre acompanhadas

Se adultos não devem nadar sozinhos, crianças muito menos. É importante que os pais ou responsáveis estejam atentos às crianças em todos os momentos – na água ou não. Um minuto de distração pode acabar em um acidente.

7 - Identifique seu filho

Em qualquer um dos postos de guarda-vidas nas areias do litoral do Paraná os pais podem solicitar uma pulseirinha para identificar seus filhos. Os Bombeiros indicam que toda pessoa menor de 10 anos deve ser identificada com pulseira que contenha o nome da criança e telefone de contato dos responsáveis.

8 - Bebida alcoólica e mar não combinam

De acordo com o capitão Tratch, grande parte dos acidentes acontecem após esta combinação. “Quando se bebe, perde-se a noção do perigo e a pessoa se sente mais segura, o que pode causar vários acidentes”, explica. Melhor mesmo é evitar bebidas alcoólicas antes de entrar no mar.

9 - Não entre no mar a noite

Com o calor, a vontade de entrar no mar durante a noite é grande, principalmente na virada. Porém, de acordo com o capitão, a prática pode causar graves acidentes. “Para evitar a prática, os guarda-vidas não ficam nas praias durante a madrugada”, comenta. Isso não quer dizer que não se pode pular as sete ondas à meia-noite. “Os pulos estão liberados, mas a água não deve passar do joelho”, afirma Tratch.

Se mesmo depois destas dicas acontecer algum acidente durante a virada, o Corpo de Bombeiros terá plantonistas prontos para atender a população. É só entrar em contato pelo telefone 193.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]